Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Beto Richa autoriza apoio imediato aos municípios afetados pelas chuvas

0806-beto-richa-iguacuO governador Beto Richa (PSDB) assina nesta segunda-feira um decreto que permite a ação mais rápida de ajuda aos municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. “Muitos municípios estão precisando de ajuda e para agilizar esta situação e recebam recursos do Governo do Estado com menos burocracia, vamos decretar o estado de emergência nessas cidades atingidas”, disse Beto Richa em reunião neste domingo (8) no Palácio Iguaçu com todos os secretários e deputados.
Beto Richa desmarcou a agenda de compromissos desta segunda-feira para percorrer todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas. “Toda a estrutura do governo como agricultura, habitação, Sanepar, Copel, Saúde, entre outras, estão atendendo os municípios mais atingidos”, afirmou Beto Richa.
Na área de saúde estão sendo liberados R$ 6 milhões para os municípios comprarem vacinas, medicamentos, contratar e pagar hora extra aos profissionais de saúde. A Secretaria da Família e Ação Social e o Provopar estadual iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos para enviar às famílias dos 70 municípios em situação de emergência.
As aeronaves do Governo do Estado estão trabalhando na retirada de famílias de áreas de risco e no transporte de pacientes. Dois helicópteros do Exército sobrevoaram a região Central do Estado e, por solicitação da Defesa Civil Estadual, estão ajudando no resgate de pessoas.
Nas rodovias que estão interditadas, muitas por quedas de barreiras, a secretaria da Infraestrutura e Logística e o DER estão trabalhando com a Defesa Civil para liberar otráfego o mais rápido possível. “Vamos mobilizar os Consórcios da Patrulha do Campo, para priorizar o trabalho de recuperação de estradas vicinais nestes municípios”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. A Patrulha do Campo é composta por maquinários para recuperação das estradas rurais.
De acordo com a coordenação da Defesa Civil estadual, até o fim da tarde de domingo 70 municípios se encontravam em situação de emergência. A região central é a mais afetada, principalmente Guarapuava. Oitocentas pessoas estão desalojadas, em abrigos ou casas de familiares e nove pessoas morreram. “Os números mudam a todo momento, mas a Defesa Civil está mobilizada para atender todos os paranaenses”, disse o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas. “Ao todo 15 famílias foram retiradas de suas residências com a ajuda dos helicópteros do Governo do Estado e estão em segurança”, completou.
O secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, afirmou que a equipe está mobilizada para atuar na prevenção de saques que acontecem nas residências de famílias que são retiradas das suas casas em situação de risco. “E, Guarapuava, a Polícia Florestal está ajudando a retirar as famílias das áreas de risco”.

sábado, 7 de junho de 2014

O ex-jogador e ídolo do Inter Fernandão (Fernando Lúcio da Costa) morreu na madrugada deste sábado na queda de um helicóptero Esquilo, com capacidade para cinco pessoas, na cidade de Aruanã, interior de Goiás. O acidente ocorreu por volta de 1h30min. Fernandão tinha 36 anos de idade. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Conforme a Polícia Militar de Aruanã, o helicóptero atingiu o solo a cerca de 150 metros de uma praia de água doce, que fica localizada a 20 quilômetros da cidade. Havia pessoas acampadas nas proximidades, já que o local é turístico e procurado pelos moradores da região a partir de junho, quando o nível de água do Araguaia diminui.
Segundo os bombeiros de Aruanã, outras quatro pessoas estavam no helicóptero: um coronel da Polícia Militar (piloto), outro PM que trabalhava como segurança, um empresário e um caseiro. Nenhum dos tripulantes sobreviveu.De acordo com o policial militar Fernando Bueno, que ajudou no resgate do corpo de Fernandão, o helicóptero não explodiu:

– Quando ele foi retirado, por volta das 3h, não apresentava mais sinais vitais. O lugar é de difícil acesso e tivemos de fazer o resgate pelo rio. A aeronave não explodiu. Está todo mundo muito abaldo, o Fernandão é uma pessoa querida para a gente.

Um mito na história do Inter

Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.

Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.

Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV. (Zero Hora)