Bolsonaro lidera com folga ranking de popularidade digital em 2020
Com folga, o presidente Jair Bolsonaro lidera o ranking de popularidade digital dentre 13 nomes da política nacional em 2020, elaborado pela consultoria Quaest. Bolsonaro é seguido pelo apresentador Luciano Huck.
A métrica feita pela Quaest avalia o desempenho de personalidades nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
Para o ranking, foram analisados 13 perfis de destaque no cenário nacional e que devem ter um papel relevante nas eleições de 2022, ainda que não tenham anunciado candidatura.
Além do atual presidente e do apresentador, a Quaest avaliou as contas nas redes do ex-presidente Lula (PT), dos governadores João Doria (PSDB-SP) e Flávio Dino (PC do B-MA), do ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), dos ex-presidenciáveis Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), João Amoêdo (Novo), Alvaro Dias (Pode) e Marina Silva (Rede), do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).
Uma vez que mesmo o nome do apresentador da Globo Luciano Huck estar incluso, o presidente lidera com ampla vantagem.
O apresentador é o 2º colocado. Em uma avaliação mensal, Huck ficou atrás de Bolsonaro em todos os meses. O único mês que ele se aproximou foi fevereiro. Nos demais cenários, a diferença oscilou entre 20 e 30 pontos.
O ex-presidente petista Lula, condenado a 17 anos, 1 mês e 10 dias pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, aparece em 3° lugar.
Confira a lista completa:
1. Jair Messias Bolsonaro
2. Luciano Huck
3. Luiz Inácio Lula da Silva
4. Abraham Weintraub
5. Ciro Gomes
6. Osmar Terra
7. Sergio Moro
8. Rodrigo Maia
9. Henrique Mandetta
10. Flávio Dino
11. João Doria
12. Davi Alcolumbre
13. Wilson Witzel