Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO COLETAM ASSINATURAS PARA PEDIR IMPEACHMENT DE MORAES

PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO COLETAM ASSINATURAS PARA PEDIR IMPEACHMENT DE MORAES

Foto: Ação encabeçada pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) é resposta a morte de preso de 8 de janeiro
Foto: Ação encabeçada pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) é resposta a morte de preso de 8 de janeiro
COMPARTILHE
Redação
 Por Redação
Atualizado ontem | 2 min de leitura


Ação encabeçada pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) é resposta a morte de preso de 8 de janeiro

Marcel van Hattem, deputado do partido Novo-RS, está reunindo assinaturas junto a outros parlamentares da oposição com o objetivo de protocolar um requerimento de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ocorrência ocorre posteriormente ao falecimento de Cleriston Pereira da Cunha, também conhecido como Clezão. O indivíduo estava sob custódia no Complexo Penitenciário da Papuda, devido às suspeitas de sua participação nos atos que ocorreram nos edifícios dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

No dia 20 de segunda-feira, Clezão faleceu após ter um “mal súbito” enquanto estava tomando sol na prisão. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República expressou apoio à sua liberdade provisória, mas o pedido não foi analisado pelo STF. Moraes é o responsável por relatar o caso.

Os legisladores acusam Moraes de cometer “crime de responsabilidade”, conforme estabelecido na Lei 1.079/1950. Segundo os membros da Câmara e do Senado, Moraes demonstrou negligência ao não cumprir adequadamente suas obrigações como ministro do STF, e, por isso, deve ser julgado por crime de responsabilidade.

Os parlamentares também ressaltaram que existem pelo menos sete outros casos de detentos do dia 8 de janeiro, nos quais o Ministério Público Federal recomendou a libertação, mas que ainda estão presos. A quantidade de assinaturas na solicitação ainda é desconhecida. As informações são da Revista Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário