domingo, 27 de dezembro de 2015
noticia do brasil
G1 AP

Cortes são interrompidos até 31 de janeiro de 2016
(Foto: Cassio Albuquerque)
Está suspenso pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) o corte de energia por faturas em atraso com a data de vencimento a partir de novembro. A medida começou na quinta-feira (24) e vale até 31 de janeiro de 2016 através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a estatal e o Ministério Público (MP) do Amapá.
A CEA decidiu abranger somente as faturas com vencimentos a partir de 1º novembro, data que iniciou a entrega de duas contas de consumo de um único mês para o mesmo cliente devido a mudança no sistema de leitura da companhia.
O problema gerou protestos de consumidores, que começaram a procurar a CEA para esclarecer e negociar as faturas. A suspensão, segundo a estatal, servirá para o cliente ter tempo de celebrar um acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá antes de o fornecimento de energia ser interrompido por falta de pagamento.
"Devido a quantidade de pessoas se dirigindo à CEA, vimos que o atendimento da companhia estava ficando lotado por causa da possibilidade de essas faturas a partir de novembro entrarem no corte por falta de pagamento. Assim, fizemos esse acordo com o Ministério Público para suspender as interrupções e fazer um atendimento melhor", comentou o procurador da CEA, Cassius Clay.
A suspensão da interrupção de energia contempla clientes residenciais, comerciais e rurais, que somam 193 mil unidades consumidoras. Apenas sete mil não foram incluídos no TAC por serem consumidores industriais e de alta tensão, além de não terem recebido emissão dupla de faturas.
Além da suspensão, a CEA ainda informou que vai abster-se até 31 de janeiro de 2016 a inclusão a sistemas de proteção ao crédito o nome de consumidores com débitos em atraso. A medida também vale para faturas vencidas a partir de 1º de novembro.
"Tomamos essas medidas para melhorar o atendimento, mas pedimos que as pessoas não deixem para a última hora e continuem pensando em procurar logo da CEA", orientou Classius Clay, acrescentando que a companhia recebe diariamente cerca de 300 consumidores para negociar faturas.
O atendimento para as referidas reclamações de contas duplas de energia acontecem no auditório da CEA, entre as 8h e 12h e das 14 às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira.
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