Nova pesquisa agora aponta Alvaro Dias liderando disputa pelo Senado no Paraná
Atual senador aparece com 31% das intenções de voto, enquanto que o ex-juiz Sergio Moro figura com 27%. Paulo Martins está em terceiro, com 9%
Foi divulgada nesta quinta-feira (18) mais uma pesquisa eleitoral para senador no Paraná. A pesquisa Ipespe aponta Alvaro Dias (Podemos) na liderança com 31% dos votos. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) aparece com 27% e Paulo Martins (PL) com 9%. Aline Sleutjes (Pros) e Orlando Pessuti (MDB) têm 3% das intenções e as candidatas Desiree Salgado (PDT) e Rosane Pereira (PV) são apontadas com apenas 1%. Os demais postulantes não pontuaram. Nenhum / Branco/ Nulo: 13%. Não sabe/não respondeu: 12%.
MR.IMPÉRIO IDEAL RECICLAGEM
SÃO JOÃO DO IVAI PARANÁ
No quesito rejeição, Sergio Moro lidera a lista com 30% dos paranaenses pesquisados afirmando que não votariam no ex-juiz de jeito nenhum. Em segundo está o senador Alvaro Dias, que aparece com 17%. Já Paulo Martins tem o mesmo número de rejeição que de intenção de votos: 9%.
A pesquisa do Ipespe foi liberada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) nesta quinta-feira (18), após despacho da juíza auxiliar Melissa de Azevedo Olivas, que revogou liminar que ela mesmo havia concedida a pedido da candidata Aline Sleutjes, no início da semana, devido a ausência de assinatura/certificação digital de profissional estatístico devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto. Foram ouvidos, por telefone, mil pessoas de todas as regiões do Paraná com mais de 16 anos. Ela foi contratada pelo Podemos/Paraná. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE sob os protocolos BR-03631/2022 e PR-05888/2022.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário