sexta-feira, 18 de outubro de 2019

SAÚDE PÚBLICA

Aparecimento de escorpiões coloca população em alerta em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Foto: Arquivo TN
O aparecimento de escorpiões em residências de diversos bairros em Arapongas está preocupando a população. Os registros são praticamente diários em diferentes regiões da cidade. Departamento de endemias do município garante que população não precisa se alarmar.

Michael Rodrigues é morador do Jardim Mônaco 2 e usou recentemente as redes sociais para relatar a preocupação. De acordo com ele, em menos de um mês, já capturou 4 escorpiões em casa. “Minha preocupação é com minha família, não sabemos o que fazer em caso de picada”, revela.

Moradora do Jardim Casa Grande, a balconista Viviane Aparecida da Cruz afirma já ter perdido as contas de quantos escorpiões foram encontrados na casa dela. Ela conta que os vizinhos estão com o mesmo problema, e inclusive uma pessoa já teria sido picada. “Minha vizinha foi picada e disse que é uma dor terrível. Minha maior preocupação são minhas crianças em casa, tenho um de 3 anos e um bebê de 9 meses e os dois são alérgicos a picadas de insetos. Mesmo não sendo do tipo venenoso, fico preocupada”, diz.

Sueli Aparecida Lopes é dona de casa e também mora no Jardim Casa Grande. Ela conta que já encontrou cerca de 10 escorpiões em casa, um deles, dentro do quarto onde dorme. “A gente não sabe o que fazer, os vizinhos também reclamam do problema, tenho medo de ser picada ou de algum dos meus netos serem picados pelo escorpião”, afirma.

De acordo com o coordenador de endemias de Arapongas Valdecir Pardini, o escorpião do tipo preto não é venenoso e é bastante comum em todo o Paraná. A quantidade que tem aparecido na cidade pode ser explicada pela época de procriação. “Nesta época do ano o aparecimento deste escorpião é bastante comum nas cidades. Eles estão procriando e vem em busca de alimento. A população não precisa se alarmar, pois essa espécie de escorpião é nativa do Paraná e não é venenoso”, explica o coordenador.

Pardini conta que a maior preocupação é com o escorpião tipo amarelo, que possui veneno e pode trazer complicações para a saúde. De acordo com ele, até agora apenas 6 casos de aparição de escorpiões desse tipo foram registrados na cidade e ninguém foi picado. Ele explica também que o escorpião tem hábitos noturnos e procura insetos para se alimentar, principalmente baratas. Dessa forma, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o aparecimento nas casas. “É importante manter os quintais limpos e sem entulhos que possam abrigar o escorpião ou os insetos dos quais ele se alimenta. Não existe nenhum tipo de pesticida que afugente o escorpião, mas é possível dedetizar a residência contra baratas e outros insetos que sirvam de alimento para ele. Além disso, vedar todas as possíveis entradas, embaixo das portas, ralos, bocais de luz, enfim, fechar todas as frestas da casa por onde o escorpião possa passar”, diz.

O coordenador explica ainda que em caso de picadas, é aconselhável procurar uma unidade de saúde mais próxima, principalmente nos casos de pessoas com históricos alérgicos. Também é importante apresentar uma amostra do causador da picada, através de uma foto ou capturando em algum recipiente. “Ressaltamos que o escorpião preto não tem veneno, a picada dele é como uma picada de abelha, mas é importante procurar atendimento médico em casos de pessoas alérgicas”, finaliza.

PEDÁGIO NA REGIÃO DE LONDRINA

PREFEITOS E VEREADORES DA REGIÃO DISCUTEM SOBRE VIA ALTERNATIVA AO PEDÁGIO DE JATAIZINHO.

Nesta quinta-feira (17) o prefeito de Assaí Acácio Secci, convocou  uma reunião com prefeitos, vereadores  e lideranças políticas da região para discutir sobre a construção de uma via alternativa no município de Jataizinho para desviar do pedágio na BR 369.

A reunião contou com a presença do Deputado Federal Boca Aberta, que junto a população  iniciou uma manifestação  buscando baixar a tarifa, que é a mais cara do Paraná.

A proposta inicial do prefeito Acácio Secci é criar um consórcio entre os municípios para a construção e manutenção de uma estrada rural ligando Assaí a Jataizinho, criando uma rota alternativa à praça de pedágio.

O prefeito Acácio teve uma conversa com o prefeito Dirceu Urbano de Jataizinho, que se sensibilizou com  a proposta e sinalizou total interesse , já que muitos moradores  utilizam um desvio de estrada de chão “ Não estamos querendo fugir do pedágio, mais sim desta tarifa abusiva que muito prejudica o desenvolvimento do nosso município”. 

O deputado Boca Aberta se colocou a disposição dos municípios para resolver esta problemática que afeta toda a região “ Estamos junto nessa luta! Estou a disposição, e já me comprometo a destinar uma emenda parlamentar  para a pavimentação asfáltica desta estrada. Aguardo um levantamento de custo para execução desta obra e já garanto que destinarei até 1 milhão de reais para  resolver de vez este problema na vida da nossa população, que é este pedágio abusivo”.

Durante a reunião autoridades concordaram na criação do Consórcio Intermunicipal para conservação de estradas rurais de mutua ajuda e resolveram  agendar reunião com o Governador do Paraná; agendar reunião com o Grupo Econorte para discutir políticas dos municípios; reunião com o DER quanto ao cumprimento das medidas determinadas.

“Agradeço a presença de todas as autoridades, em especial ao deputado Boca Aberta por atender esta nossa solicitação e colocar seu gabinete a nossa disposição. Esse pedágio gera um descontentamento geral. R$ 23,70 é uma tarifa abusiva,  muitos utilizam a via para trabalhar,  e para tratamento de saúde e estudos, gastando mais com o pedágio do que com o combustível”, completa o prefeito Acácio Secci.

Da reunião participaram os vereadores de Assaí Elcio Alves dos Santos, José Andrade Minoru Takazaki e o diretor Darlan Araújo, prefeito de Uraí Carlos Tamura e o viceLuiz Marcelo , prefeito de São Sebastião da Amoreira Ademir Gouveia, presidente da Camara de Uraí Reinaldo Castelar, Vice prefeito de Santa Cecília do Pavão Paulo Vietze, vice prefeito de Nova Santa Barbara Marcelo Hiroshinomura, vereador de rancho Alegre Marcos Bertalino, assessor da câmara de Uraí José Alencar, presidente da câmara de Santa Cecília do Pavão Bruno gavioli, vereadores de São Sebastião da Amoreia Wagno Orias   Marcos Lupe Costa, vereador de Rancho Alegre Valentim Fontana, presidente da Camara de São Jerônimo da Serra Paulo Cesar da Silva, vereador de Jataizinho Maurilio Martielho, vereador de Ibiporã Kleber Machado, vereadores de Nova Santa Barbara James Augusto de Almeida , Aparecido e Adelino Lopes da Silva, presidente da Camara de Sapopema Adriane Maria da Silva, Marcos Lopes de Assaí.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

https://www.facebook.com/groups/238566449914234/permalink/789854151452125/?sfnsn=mo&d=n&vh=i

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Promotoria de Justiça de São João do Ivaí obtém na Justiça suspensão de rodeio que seria realizado neste fim de semana com irregularidades

 11 DE OUTUBRO DE 2019SÃO JOÃO DO IVAÍ

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de São João do Ivaí, no Norte Central paranaense, obteve decisão liminar da Justiça para suspender um rodeio que seria realizado na cidade neste fim de semana, de 11 a 13 de outubro. O pedido foi feito em ação civil pública motivada por diversas irregularidades na promoção do evento.

Segundo constatou o MPPR, o evento não tem liberação do local pelo Corpo de Bombeiros, que é obrigatória, conforme a Lei Estadual 14.284/2004, além de não contar com infraestrutura completa para atendimento médico (ambulância de plantão e equipe de primeiros socorros, com presença obrigatória de clínico geral), o que também é exigência legal (Lei Federal 10.519/2002). Os organizadores do rodeio também não apresentaram a autorização da Federação Paranaense de Rodeio.

Em vista das irregularidades, o Juízo da Vara Cível de São João do Ivaí determinou a suspensão do rodeio, ressalvando, entretanto, que ele poderá ser realizado caso os organizadores regularizem a tempo a situação do evento.

Fonte MP

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Mundo da bola

LA LIGA8 OUT 2019 | 7:42 PM

BAIXE O APP

Messi revela 'medo' por escolha de Neymar na última janela de transferências

Craque argentino afirmou, em entrevista, que esperava que o brasileiro fosse para o Real Madrid

PUBLICIDADE

FOX Sports

Lionel Messi concedeu entrevista à rádio catalã RAC1 e. novamente, voltou a comentar sobre a possibilidade que ocorreu na última janela de transferência de uma volta de Neymar ao Barcelona. O camisa 10 blaugrana revelou que pensava que o brasileiro iria acertar com o Real Madrid, caso não se confirmasse o seu retorno.

"Sinceramente, pensei que Neymar iria para Madri, se não viesse para cá (Barcelona). Ele realmente queria sair de Paris e disse isso. E pensei que Florentino e o Real Madrid fariam algo para tirar proveito disso", disse o argentino.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

Gringos elegem os cinco maiores do Brasil; veja o resultado

No último mês, o jornal AS informou que o clube merengue possuía condições de contratar o brasileiro. No entanto, uma possível chegada de Neymar gerou dúvidas nos bastidores do clube merengue, especialmente ao que diz respeito às condições físicas do brasileiro, que sofreu com lesões recentemente. Além disso, o receio de criar um mau ambiente pelo fato do camisa 10 ter preferido o Barcelona em 2013.

Após sua estreia na temporada contra o Strasbourg, quando fez o gol da vitória nos minutos finais, Neymar abriu o jogo e admitiu que gostaria de ter deixado o clube na última janela. Porém, o jogador afirmou que se manteria focado na equipe durante o decorrer da temporada, dando seu melhor dentro de campo e buscando a confiança dos torcedores, que o haviam criticado.

“Deixo claro que não tenho nada contra os torcedores, nem nada contra a entidade Paris Saint-Germain, mas todos sabem que era um desejo, sim, sair (do PSG). Eu queria isso, deixo bem claro. Não vou entrar em detalhes do que aconteceu nas negociações. O presidente aqui sabe o que fez, os outros, também. Então, isso é uma página virada. Hoje, eu sou jogador do PSG e prometo dar de tudo em campo. Esse é o meu papel, e é isso o que vou fazer nessa temporada”, afirmou o jogador.

“Serei feliz dentro de campo, porque eu não preciso quer gritem o meu nome e estejam ali por mim. O que eu quero é que eles estejam ali pelo Paris Saint-Germain. Se eles falam que o Paris Saint-Germain é muito grande, maior que qualquer jogador, eles têm que esquecer esse jogador e começar a incentivar a equipe durante os 90 minutos, porque acho que será muito mais importante do que ficar vaiando. Já joguei em vários estádios sendo vaiado. É triste, mas sei que a partir de agora será como jogar todo jogo fora de casa”, completou.

Carlos Alberto toma uma guilhotina em aula de MMA com equipe do FOX Fight Club

Leia também!

Libertadores: Grêmio confirma Geromel para o jogo da volta

NBB: veja como foi a festa de lançamento da temporada 19/20

Palmeiras tem dois desfalques confirmados para encarar o Santos  

Crédito da foto: Celso Bayo/Fotoarena

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

GAECO NA COLA DOS POLÍTICOS CORRUPTO

Cheque de ex-governador petista é encontrado com homem tido como figurão do mundo do crime, preso pelo GAECO

02/10/2019

O Grupo de Operação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) investiga em Mato Grosso do Sul suposta milícia chefiada pelo empresário Jamil Name.

No dia 27 de setembro, foram realizados procedimentos de busca e apreensão nos endereços ligados a Jamil Name, que segundo é de amplo conhecimento naquele estado, também tem ligações com jogos de azar.

O próprio procedimento de investigação do Gaeco contém um anexo com inúmeras reportagens sobre a exploração de jogos de azar em Mato Grosso do Sul.

Curiosamente, uma das reportagens, publicada em 2004 pela Folha de S.Paulo, cita um decreto do então governador Zeca do PT regularizando a exploração de caça-níquéis, na época explorados por Name.

Jamil Name e Jamil Name Filho estão presos e tiveram ordem de habeas corpus negada nesta segunda-feira.

Nos aposentos do empresário, em sua residência, foi encontrado um cheque de R$ 100 mil reais de emissão de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Vale dizer que esse mesmo Zeca, antes de ingressar na política era um mero caixa do Banco do Brasil.

Sua ascensão financeira é enigmática.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

AGRONEGÓCIO

"CAMPO MOURÃO Coamo é eleita a melhor cooperativa agrícola do Brasil 01/10/2019 às 16:12 - por Da Assessoria Gallassini…", continue lendo em: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/coamo-e-eleita-a-melhor-cooperativa-agricola-do-brasil?fbclid=IwAR1ZoU_KKTq08VUZ0Co31h632Q5osSF9R8k3Z-M6AxyJUJlNRJkk0OCCrf0