domingo, 30 de novembro de 2025

Dupla sai na faca após caso de "talaricagem" no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia

Dupla sai na faca após caso de "talaricagem" no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia
Os objetos foram apreendidos e todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Cascavel
01 de dezembro de 2025 | 03h27

Imagem Notícia Relacionada
Foto: PM

Uma ocorrência de lesão corporal, ameaça e violação de domicílio mobilizou a Polícia Militar no início da tarde de domingo (30), por volta das 12h40, no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou uma mulher que relatou ter sido agredida pelo marido e por outro homem. Segundo ela, ambos desferiram socos e chutes.

O outro envolvido, apontado como vítima das agressões, contou que os homens acreditavam que ele teria assediado a esposa de um deles. Ele afirmou ainda que foi ameaçado com lâminas durante a confusão.

Durante a abordagem, os policiais encontraram duas lâminas com os suspeitos. Questionados sobre o motivo da briga, os homens disseram que tudo havia acontecido por causa de "talaricagem" — termo popular usado para se referir a quando alguém tenta se envolver com a parceira ou ex-parceira de outra pessoa.

Diante dos fatos, os objetos foram apreendidos e todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Cascavel. Um boletim de ocorrência foi formalizado e os suspeitos receberam voz de prisão.

Antonio Mendonça/ Catve.com

VÍDEO: Homem morre após invadir recinto de leoa no Parque Zoobotânico de João Pessoa


catve.com
Cotidiano
VÍDEO: Homem morre após invadir recinto de leoa no Parque Zoobotânico de João Pessoa
Ataque ocorreu enquanto o parque estava aberto à visitação
30 de novembro de 2025 | 
Imagem Notícia Relacionada
Um homem morreu após invadir o recinto de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, na manhã deste domingo (30). O ataque aconteceu enquanto o parque ainda estava aberto à visitação.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o homem escala a estrutura lateral do recinto, alcançando a parte superior. Em seguida, ele usa uma árvore como apoio para descer até a área interna onde o animal estava. Assim que chega ao chão, o homem é imediatamente atacado pela leoa. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área, permitindo que a equipe técnica do parque conduzisse o animal de volta ao seu espaço seguro, possibilitando a retirada do corpo. Profissionais do Instituto de Polícia Científica da Paraíba também estiveram no local para realizar a perícia.

Após o incidente, o zoológico foi fechado e a visitação suspensa.

O caso segue sob investigação, e as autoridades devem divulgar mais informações nas próximas horas.

A prefeitura de João Pessoa emitiu nota sobre o caso, confira:

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio.

Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.

O Parque Zoobotânico de João Pessoa se manifestou pelas redes sociais

A Bica sempre seguiu padrões rigorosos de segurança em seus recintos.

O espaço da leoa conta com mais de 8 metros de altura, grades reforçadas e todas as barreiras técnicas previstas para garantir a proteção dos animais e dos visitantes. O ocorrido foi um incidente absolutamente imprevisível, fora de qualquer cenário dentro da rotina do parque.

Após toda a assistência necessária, a leoa está bem e tranquila. Mesmo assim, por ter passado por um momento de grande estresse, ela ficará em acompanhamento e avaliação pelos próximos dias, recebendo todos os cuidados da equipe técnica.

A direção reforça o compromisso permanente com o bem-estar animal, a responsabilidade na gestão do parque e a transparência em todas as ações. O foco continua sendo garantir segurança, preservação e cuidado com cada vida sob nossa proteção.








Redação Catve.com

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Neymar dá show, Santos vence Sport e respira na luta contra o Z4Craque abriu o caminho da vitória do Peixe nesta sexta-feira

Neymar dá show, Santos vence Sport e respira na luta contra o Z4
Craque abriu o caminho da vitória do Peixe nesta sexta-feira

Imagem Notícia Relacionada
Foto: Reprodução / X - Santos

O Santos derrotou o Sport por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (28), na Vila Belmiro, no litoral paulista, em partida válida pela 36ª rodada da edição de 2025 do Campeonato Brasileiro.

A vitória do Peixe veio com a superação de Neymar. O astro passou pelas dúvidas sobre o seu condicionamento físico e abriu o caminho do triunfo alvinegro aos 25 minutos, ao receber de Guilherme após boa jogada, driblar o marcador e estufar as redes.

Ainda no primeiro tempo, o Santos ampliou, com um gol contra de Lucas Kal. Depois de bate-rebate em uma bola parada, o volante rubro-negro jogou contra a própria meta.

Na segunda etapa, o Peixe deixou a vantagem ainda maior. Em escanteio batido por Neymar, o meio-campista João Schmidt subiu mais que todo mundo e testou para a rede.

Situação dos times

Com o resultado, o Santos deu um importante passo para fugir da possibilidade do retorno à Série B do Campeonato Brasileiro após uma temporada.

O Peixe entrou em campo na 17ª posição, com 38 pontos somados em 35 partidas disputadas. No entanto, ultrapassou o Internacional, que jogou mais cedo, e o Vitória, que duela neste sábado contra o Mirassol, e assumiu a 15ª colocação.

O resultado do Alvinegro Praiano também confirmou, de maneira matemática, o segundo rebaixamento desta edição do Brasileirão. Com 34 pontos, o Juventude não alcança a marca dividida por Santos e Inter, e assim, está na próxima Série B.

Além do rebaixamento, o Sport também está garantido na lanterna. O Rubro-Negro tem apenas 17 pontos.

Próximas partidas

Ambos os times voltam a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (03). Às 19h30 (horário de Brasília), o Santos vai à Caxias do Sul para enfrentar o Juventude, em mais um confronto direto contra o rebaixamento.

Com o descenso já garantido, o Sport enfrenta o Bahia, na Fonte Nova, no mesmo dia, às 20h.










Portal IG

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Identificado o policial militar que morreu durante perseguição em CascavelSegundo relatos, Ariel Julio Rubenich teria sido fechado por Passat

Identificado o policial militar que morreu durante perseguição em Cascavel
Segundo relatos, Ariel Julio Rubenich teria sido fechado por Passat

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O policial militar que morreu durante perseguição em Cascavel na noite de terça-feira (25), foi identificado como Ariel Julio Rubenich, de 34 anos.

Segundo informado no local, o policial seguia pela Avenida Tancredo Neves quando um Passat branco teria fechado a motocicleta em que ele estava. O militar caiu no asfalto e sofreu ferimentos graves. O motorista do carro fugiu e a perseguição continuou por diversos bairros da região Oeste da cidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento imediato. O policial recebeu manobras de reanimação e foi encaminhado à ambulância em estado grave, porém não resistiu aos ferimentos.

O suspeito de ser o motorista do Passat foi detido pouco tempo depois, nas proximidades do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).



Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

Esse marginal destruiu uma família’, diz comando da PM após morte de policial

Esse marginal destruiu uma família’, diz comando da PM após morte de policial

A Polícia Militar divulgou sua versão oficial sobre a perseguição que terminou com a morte do soldado Ariel Rubenich, do 6º BPM, na noite desta terça-feira (25).

Segundo o comandante do batalhão, Tenente-Coronel Divonsir Oliveira Santos, o policial morreu no cumprimento do dever ao tentar impedir a fuga de um motorista que desrespeitou diversas preferenciais e colocou em risco moradores da cidade.

"O indivíduo vinha furando todos os preferenciais. O soldado Rubenich, como o herói que sempre foi, foi atrás e tentou detê-lo. Durante toda a fuga, esse criminoso tentava derrubar os policiais da moto. Aqui nesse ponto, infelizmente, conseguiu colidir com a motocicleta e nosso policial acabou não resistindo", declarou o comandante.

A PM afirma que o motorista já possuía diversas passagens pela polícia, entre elas homicídio e tráfico de drogas. A corporação também confirmou que o suspeito estava com entorpecentes no veículo e que, durante a fuga, colidiu com vários carros ao tentar escapar mesmo com os pneus estourados.

"Esse marginal destruiu uma família. Deixou uma mãe, um pai, uma esposa, uma criança de seis meses e uma menininha de quatro anos. Mas a prisão dele foi efetuada. Ele será autuado por homicídio. Nada justifica o que ele fez", reforçou o Tenente-Coronel.

A abordagem ao suspeito também gerou tensão. Segundo a PM, familiares do preso teriam tentado impedir a ação dos policiais e até partiram para cima das equipes, mas foram contidos sem ferimentos graves.

Juramento cumprido "até o sacrifício da própria vida"

Visivelmente emocionado, o comandante destacou o peso do momento para a corporação.

"Nossos policiais não se omitem. Eles não correm do confronto, não deixam de agir. Esse é o nosso juramento. Mesmo que isso custe a nossa vida. E hoje isso aconteceu… Ariel Rubenich será para sempre lembrado como um herói, um exemplo de conduta, um policial como poucos", afirmou Divonsir.

"A dor é enorme. Todos estão consternados. Mas nossa luta continua. Esses vagabundos vão ser combatidos com rigor. Vamos honrar a memória do nosso policial", disse o comandante.

Mesmo com a prisão do suspeito, a Polícia Militar informou que a ocorrência ainda não está encerrada.

"Foi encontrada uma quantidade de droga no carro, mas ele pode ter descartado mais durante a fuga. As equipes seguem em diligências. Nossa investigação continua", completou o comandante.

Diego Hellstrom/ Antonio Menonça/ Catve.com

Mãe de suspeito da morte de policial sofre infarto e morre na UPA TancredoMulher foi encaminhada à UPA Tancredo e faleceu

Mãe de suspeito da morte de policial sofre infarto e morre na UPA Tancredo
Mulher foi encaminhada à UPA Tancredo e faleceu

A mãe do motorista suspeito de provocar o acidente que matou o soldado Ariel Júlio Rubenich, do 6º Batalhão da Polícia Militar, morreu após passar mal no momento em que o filho era preso em Cascavel, na noite desta terça-feira (25).

Segundo informações apuradas, a mulher acompanhava a ação policial e sofreu um mal súbito ao presenciar a detenção. Ela teria sentido fortes dores e caiu desacordada ainda no local onde o filho era imobilizado pelas equipes da PM.

A equipe de socorro foi acionada imediatamente, e a mulher chegou a ser encaminhada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tancredo, mas não resistiu ao infarto e morreu pouco depois de dar entrada na unidade.

O suspeito teria furado diversas preferenciais e fechou a motocicleta do policial, que perdeu o controle, bateu contra árvore e não resistiu aos ferimentos.

A mulher de aproximadamente 60 anos tinha problemas cardíacos, segundo familiares.

Diego Hellstrom/Catve.com

Pai de suspeito da morte de soldado é preso após confusão na UPA em Cascavel

Pai de suspeito da morte de soldado é preso após confusão na UPA em Cascavel

Ele estava no local acompanhando o filho — que permanece sob custódia


Foto: Catve

O pai do motorista suspeito de provocar a morte do soldado Ariel Júlio Rubenich foi preso na tarde desta terça-feira (25) após se envolver em uma confusão na UPA Tancredo em Cascavel.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o homem foi detido por desobediência, resistência e desacato. Ele estava no local acompanhando o filho — que permanece sob custódia — quando, durante a movimentação das equipes, acabou sendo contido e levado para a viatura.

O acusado da morte do policial segue atendido na unidade e deve ser liberado após avaliação médica, antes de ser encaminhado novamente para os procedimentos legais.

A PM aguarda a finalização do atendimento para conduzir ambos os envolvidos à delegacia.

Antonio Mendonça/ Catve

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Após se esconder de agressores em velório, homem é esfaqueado e sofre evisceração em Cascavel

Após se esconder de agressores em velório, homem é esfaqueado e sofre evisceração em Cascavel
A Delegacia de Homicídios foi acionada para dar andamento ao caso
25 de novembro de 2025 | 
Imagem de Capa
Na madrugada de segunda-feira, 25 de junho de 2025, um homem de 39 anos sofreu ferimentos graves após ser esfaqueado na Avenida Gralha Azul, no bairro Guarujá, em Cascavel. A vítima, que passou por uma evisceração — situação onde as vísceras saltam para fora do corpo — foi atacada com golpes no abdômen e no tórax.

Segundo relatos iniciais, o homem havia se abrigado em um velório, realizado na casa mortuária do bairro, para se esconder de dois indivíduos que o estavam perseguindo. A princípio, um casal em uma motocicleta estava à sua caça. Após algum tempo, o homem deixou o local e, ao voltar para a rua, foi novamente encontrado pelos agressores, que desferiram as facadas.

O Corpo de Bombeiros e equipes do Siate realizaram o atendimento emergencial e encaminharam a vítima ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O estado de saúde do homem ainda não foi divulgado.

A Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil, iniciou a investigação sobre as circunstâncias do crime e a autoria do ataque. A Delegacia de Homicídios foi acionada para dar andamento ao caso, que está sendo tratado como uma tentativa de homicídio.



Antonio Mendonça/ Catve.com

Após temporal com granizo, Estado envia lonas, telhas e kits dormitório para Ponta GrossaDe acordo com o Simepar, as imagens dos radares flagraram o momento da tempestade por volta das 17h

Cotidiano

Após temporal com granizo, Estado envia lonas, telhas e kits dormitório para Ponta Grossa

De acordo com o Simepar, as imagens dos radares flagraram o momento da tempestade por volta das 17h


Imagem de Capa

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil do Paraná enviou reforços para Ponta Grossa na noite desta segunda-feira (24), após a cidade ser atingida por uma forte chuva de granizo no fim da tarde. O caminhão saiu com oito paletes contendo 27 rolos de lona 4x100 e 300 kits dormitório, que incluem lençol, travesseiro, cobertor e outros itens.

De acordo com o órgão, nesta terça-feira (25) serão enviados também 2.600 telhas e 300 colchões para atender as famílias afetadas.

A prefeitura definiu três locais para distribuir o material:

  • Corpo de Bombeiros do Centro
  • Corpo de Bombeiros de Uvaranas
  • Ginásio de Esportes do Santa Mônica

Os levantamentos dos estragos seguem sendo feitos pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura. Ainda não há números oficiais de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Vários bairros registraram queda de granizo, entre eles Uvaranas, Cará-Cará, Olarias, Oficinas, Boa Vista, 31 de Março, Vila Princesa, Vila Marina e Jardim Carvalho. As pedras de gelo tinham cerca de 3 centímetros de diâmetro e provocaram destelhamentos e alguns pontos de alagamento.

Segundo o Simepar, os radares registraram a passagem da tempestade por volta das 17h. A área urbana de Ponta Grossa foi atravessada de Sul para Norte, em direção a Carambeí. No domingo, outras cidades também registraram granizo, como Guarapuava, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.

Diego Hellstrom/Catve.com com AEN-PR

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Obras com pare e siga em diversos trechos das rodovias PR-158, PR-182, PR-180 e PR-280 neste sábado (22)

Obras com pare e siga em diversos trechos das rodovias PR-158, PR-182, PR-180 e PR-280 neste sábado (22)
A EPR Iguaçu estima um tempo de retenção de aproximadamente 15 minutos em cada um dos pontos de obra
22 de novembro de 2025 | 
Imagem de Capa
Foto: EPR

Neste sábado (22), motoristas que transitam pelas rodovias estaduais do Paraná devem ficar atentos a obras programadas, que provocarão a implementação de sistema "pare e siga" em diversos trechos. A EPR Iguaçu informou as áreas afetadas e o tempo de retenção estimado.

Trechos Afetados:

PR-158 (Pato Branco/Vitorino):

Entre os Km 537 e 540.

PR-182 (Realeza):

Entre os Km 484 e 487.

PR-182 (Ampére):

Entre os Km 515 e 518.

PR-180 (Francisco Beltrão):

No Km 500.

PR-280 (Vitorino/Renascença):

Entre os Km 232 e 235.

Tempo de Retenção

A EPR Iguaçu estima um tempo de retenção de aproximadamente 15 minutos em cada um dos pontos de obra. Motoristas devem planejar a viagem com antecedência e manter a atenção redobrada ao longo dos trechos que passam por intervenções.

Essas obras fazem parte do contínuo trabalho de manutenção e melhorias nas rodovias paranaenses, visando aumentar a segurança e a fluidez do tráfego nas principais vias do estado.

Antonio Mendonça/ Catve.com

Menina de 2 anos é ferida após ataque de pitbull em Cascavel VelhoCriança foi atingida no rosto e na coxa, foi levada ao Hospital Universitário

Menina de 2 anos é ferida após ataque de pitbull em Cascavel Velho
Criança foi atingida no rosto e na coxa, foi levada ao Hospital Universitário
Menina de 2 anos ficou ferida após ser mordida por um cachorro da raça pitbull na noitedesta sexta-feira (21), na Rua Saldanha Marinho, no bairro Cascavel Velho.

Equipes do Samu e do Siate foram chamadas para atender a criança.

Segundo informado, a menina foi atingida no rosto e na coxa. Ela sofreu ferimentos moderados.

Após os atendimentos iniciais no local ela foi levada ao Hospital Universitário para continuar com o acompanhamento médico.

Diego Hellstrom/Catve.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Começam a chegar a Rio Bonito do Iguaçu as primeiras casas pré-fabricadasPrevisão é de que a primeira residência fique pronta em até 10 dias


catve.com
Cotidiano
Começam a chegar a Rio Bonito do Iguaçu as primeiras casas pré-fabricadas
Previsão é de que a primeira residência fique pronta em até 10 dias

Um dia após a publicação do decreto que regulamenta o Programa Reconstrução, o Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (20), à entrega dos primeiros 165 cartões que poderão ser utilizados para a compra de materiais de construção e a contratação de mão de obra pelas famílias atingidas pelo tornado ocorrido há 15 dias em Rio Bonito do Iguaçu.

A liberação do auxílio marca o início efetivo da fase de reconstrução das residências, após uma operação emergencial que garantiu, desde o primeiro dia, o atendimento às famílias, o mapeamento das áreas atingidas e a avaliação técnica dos imóveis.

Dos 165 cartões entregues, 82 são no valor de R$ 20 mil, 28 no valor de R$ 35 mil e 55 no valor de R$ 50 mil, totalizando R$ 5.370.000 nesta primeira etapa.

O montante faz parte dos R$ 50 milhões destinados pelo Palácio Iguaçu ao Fundo Estadual de Calamidades Públicas.

"Nós estamos tendo a cautela e o cuidado de soltar o primeiro lote com nomes e pessoas que realmente residem aqui, que tiveram suas residências afetadas parcialmente ou totalmente, para que possam estar aqui como estão hoje, recebendo esse cartão, no sentido de auxiliar a sua reconstrução, a retomada da sua vida", explica Fernando Shunig, coordenador da Defesa Civil do Paraná.

Também nesta quinta-feira começaram a chegar ao município as primeiras casas pré-fabricadas. Ao todo, o Estado vai investir R$ 44 milhões na aquisição de 320 moradias.

As casas têm entre 46 e 53 m² e contam com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. A montagem, feita diretamente nos terrenos das famílias ou em áreas destinadas pela prefeitura, segue um processo totalmente industrial. Após a fundação, as paredes são erguidas em cerca de duas horas e meia, seguidas pela instalação do telhado e dos acabamentos.

A previsão é de que a primeira residência esteja pronta em até 10 dias.

A Secretaria de Estado da Saúde também atualizou o número de pacientes hospitalizados após a passagem do tornado na região Centro-Sul. Nove seguem internados, sendo sete em enfermaria e dois em UTI. Cinco estão em hospitais de Guarapuava, dois em Laranjeiras do Sul e outros dois em Cascavel.

Confira mais detalhes no vídeo:



Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

Com golaço de Memphis e dois de Yuri, Corinthians vence Majestoso


Esporte

Com golaço de Memphis e dois de Yuri, Corinthians vence Majestoso

Dupla de ataque brilha e Timão derrota o São Paulo por 3 a 1

Imagem de Capa

Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

Corinthians e São Paulo se enfrentaram nesta quinta-feira (20), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o duelo se encaminhava para o empate, mas a dupla Yuri Alberto e Memphis brilhou e o Timão venceu por 3 a 1.

A primeira etapa começou mais morna, mas com o Corinthians sendo superior. Até que aos 26, Ferreirinha atinge Bidon pelas costas em disputa de bola na área, mas Daronco mandou o jogo seguir. O VAR recomendou a revisão e o árbitro assinalou a penalidade. Yuri Alberto foi o encarregado da cobrança e não desperdiçou. O atacante bateu firme, colocando a bola de um lado e o goleiro do outro.

O São Paulo voltou bem para a segunda etapa e passou a pressionar o rival, levando perigo ao gol adversário. Até que aos 8 minutos, Tapia, que havia entrado no intervalo, subiu sozinho em cobrança de escanteio e cabeceou para estufar as redes.

Até que aos 38, Memphis Depay apareceu para decidir. Depois de um lançamento, Pablo Maia não consegue afastar e a bola cai no pé do holandês. O craque corintiano mostrou calma, deu uma caneta em Sabino e bateu no cantinho, para colocar o Timão na frente do placar.

5 minutos depois, Vitinho acertou um belo chute de longe, mas a bola bateu na trave. Yuri Alberto, mostrando oportunismo, ficou com a bola e empurrou para o fundo do gol, marcando o terceiro do Corinthians.

Situação das equipes

O Corinthians entrou em campo precisando colocar fim a uma sequência negativa e voltar a vencer após duas derrotas seguidas, para Red Bull Bragantino e Ceará. O momento de baixa derrubou a equipe na tabela.

Com o resultado, o Timão volta a vencer na competição e subir na classificação. O Timão chegou a 45 pontos e assumiu a 10ª colocação, assim, voltando a encostar no pelotão da metade de cima da tabela.

Já o São Paulo também vem de dois jogos sem vitórias, um empate com o Flamengo e uma derrota para o Red Bull Bragantino, ambos como mandante, que foram realizados na Vila Belmiro. Por isso, o time de Hernán Crespo esperava reagir no clássico, pois os três pontos seriam importantes para a equipe se manter na briga pelo G7.

A derrota não foi nada boa para o Tricolor, que chegou a sua terceira partida seguida sem vencer no Brasileirão. Assim, a equipe paulista estaciona nos 45 pontos e fica na 10ª posição e perde a chance de encostar nas equipe do G7.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no próximo domingo (23), contra o Cruzeiro. O duelo será às 20h30, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o São Paulo encara o Juventude, também no domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

Diego Hellstrom/Catve.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Homem em surto morre após ameaçar vizinhos na região Norte de CascavelSamu foi acionado e após 40 minutos de tentativa de reanimação o óbito foi constatado

Homem em surto morre após ameaçar vizinhos na região Norte de Cascavel
Samu foi acionado e após 40 minutos de tentativa de reanimação o óbito foi constatado

Imagem de Capa
Homem morreu na noite desta segunda-feira (17) após um surto dentro de casa na Rua Armando Zanata, no bairro Belmonte, em Cascavel. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência.

Segundo as informações repassadas pelos órgãos de segurança, o homem apresentava comportamento alterado e havia quebrado objetos dentro da residência. Durante o deslocamento da equipe policial, o SAMU informou que já estava no local e que o paciente havia entrado em parada cardiorrespiratória.

De acordo com o relato da esposa aos socorristas, o homem teria usado cocaína mais cedo. Após quebrar objetos com um cabo de vassoura, ele teria saído da casa com um machado. Assustada, a mulher pediu ajuda aos vizinhos, que disseram ter visto o homem cair várias vezes e apresentar espuma na boca.

Na última queda, vizinhos e a esposa tentaram contê-lo até a chegada do socorro. Eles perceberam a falta de sinais vitais e iniciaram massagem cardíaca. O SAMU continuou o atendimento por cerca de 30 minutos, mas o óbito foi confirmado pela médica responsável.

A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal foram chamados para os procedimentos de perícia e remoção do corpo.

Diego Hellstrom/Catve.com

Ex-jogador Robinho é transferido do presídio de Tremembé para LimeiraAtleta foi condenado pela Justiça Italiana por estupro

Ex-jogador Robinho é transferido do presídio de Tremembé para Limeira
Atleta foi condenado pela Justiça Italiana por estupro

Imagem de Capa
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido hoje da Penitenciária II Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé, para o Centro de Ressocialização de Limeira.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária a transferência foi feita após pedido da defesa do custodiado.

Robinho está preso desde março de 2024 e teve novo pedido de liberdade, por meio de recurso, negado em setembro deste ano.

O atleta foi condenado pela justiça italiana por participar de um estupro em 2013, na cidade de Milão.

A decisão da corte italiana foi aceita pelo judiciário brasileiro, que negou o pedido inicial de extradição mas deu cumprimento à pena, de nove anos de prisão.





Agência Brasil

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Domingo deve ser marcado por temporais severos em Rio Bonito do Iguaçu, diz SimeparCidade foi atingida por tornado na sexta-feira (7)

Domingo deve ser marcado por temporais severos em Rio Bonito do Iguaçu, diz Simepar
Cidade foi atingida por tornado na sexta-feira (7)

Imagem: Jefferson Silva/ Rádio Campo Aberto/ Coprossel

O Simepar emitiu um alerta para a possibilidade de temporais severos em Rio Bonito do Iguaçu e municípios próximos no domingo (16). Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, o risco de novas tempestades aumenta devido à passagem de uma frente fria pela região.

"Os próximos dias ainda serão de tempo instável. Há potencial para chuvas ocasionais na quinta (13), sexta (14) e sábado (15), mas o domingo deve ser o dia mais crítico desse período, entre 13 e 17 de novembro", explicou Kneib.

A previsão mantém em alerta os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade devastada pelo tornado de categoria F3 que atingiu o município no dia 7 de novembro, com ventos estimados entre 300 e 330 km/h. O fenômeno deixou um rastro de destruição, sete mortos e dezenas de feridos.

Imagens registradas por uma câmera de sítio em Porto Barreiro mostram o momento em que o tornado se formou e avançou em direção à área urbana de Rio Bonito do Iguaçu.

Câmera mostra momento em que tornado se forma em Rio Bonito do Iguaçu
Atualmente, 26 pessoas permanecem internadas em hospitais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel. A maioria apresenta fraturas, traumas e complicações de saúde provocadas pelo desastre.

Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

21 pessoas seguem internadas após passagem de tornado em Rio Bonito do IguaçuCinco pessoas seguem internadas em leito de UTI

21 pessoas seguem internadas após passagem de tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Cinco pessoas seguem internadas em leito de UTI


Imagem de Capa

Imagem Catve.com

Vinte e uma pessoas seguem internadas após a passagem do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, nesta quinta-feira (13).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cinco pessoas seguem em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Dos internamentos, 11 estão em Guarapuava: 3 no Hospital São Vicente de Paulo e 8 no Hospital Santa Tereza.

Outros 7 pacientes estão em Laranjeiras do Sul: 4 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José. Já no Hospital Universitário de Cascavel permanecem 3 pessoas.

DESTRUIÇÃO EM RIO BONITO DO IGUAÇU

O tornado nível F-3 que passou pelo Paraná deixou rastros de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no início da noite de sexta-feira (7).

Ventos intensos provocaram grandes estragos: casas e estabelecimento destruídos, árvores caídas e muitas famílias desabrigadas.

A cidade tem cerca de 14 mil habitantes. Fica localizada a 380 Km de Curitiba e 161 Km de Cascavel, no Centro-Sul do Paraná.

TORNADOS ATINGIRAM QUATROS CIDADES DO PARANÁ

Foram registrados três tornados que atingiram quatro cidades. O que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro.

Segundo o meteorologista, a intensidade no município foi menor com escala de ventos inferiores a 200km/h. As rajadas provocaram vários estragos também na área rural.

As cidades afetadas pelos tornados foram: Rio Bonito do Iguaçu com uma tempestade supercelular provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.


Evelyn Antonio com Sesa | Catve.com

ONU pede ao governo reforço na segurança da COP30 após protestoManifestação foi realizada na Zona Azul, espaço para negociações


catve.com
Cotidiano
ONU pede ao governo reforço na segurança da COP30 após protesto
Manifestação foi realizada na Zona Azul, espaço para negociações

Imagem de Capa
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Depois do protesto registrado na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a área da Zona Azul da COP30, onde são realizadas as negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou uma carta pedindo para que o governo federal reforce a segurança nas imediações do evento.

O documento foi enviado para a Casa Civil da Presidência da República, que não divulgou o seu teor. A segurança interna da Blue Zone está a cargo do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), que define como serão protegidas todas as áreas em seu interior.

Em nota, a Casa Civil disse que não esteve envolvida na tomada de decisão das forças de segurança pública referente aos protestos do dia 11. Segundo a pasta, todas as solicitações da ONU têm sido atendidas.

"Ontem os Governos Federal e Estadual, juntamente com o UNDSS, realizaram a reavaliação dos meios e quantitativos policiais para preservação dos perímetros de segurança, áreas Laranja e Vermelha, da COP30 que também foram ampliados."

A Casa Civil disse que houve reposicionamento e ampliação de forças. Entre as medidas tomadas estão a ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde, com o objetivo de aumentar a prevenção de incidentes semelhantes.

Também foi determinada a ação conjunta da Força Nacional e Polícia Federal na Zona Verde e o fortalecimento do perímetro com instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis.

Foram adotadas medidas para melhorar a climatização dos espaços, com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas e de unidades adicionais do modelo sprint nas salas com falhas de climatização. Além da correção de goteiras após o rompimento de calhas no Media Center e Posto de Saúde.

Protesto

Na terça-feira, as entradas e saídas da Blue Zone, área que concentra as negociações da COP30, foram fechadas no começo da noite, depois que um grupo de manifestantes tentou entrar no local. Seguranças chegaram a formar cordões humanos para impedir o avanço do grupo. O protesto deixou dois seguranças feridos.

Os manifestantes chegaram a passar pelos detectores de metal antes do acesso ao pavilhão de acesso da Zona Azul. Eles carregavam bandeiras de coletivos estudantis, faixas de protesto contra a exploração de petróleo, e a favor da Palestina.

A Blue Zone é considerada território da ONU, por isso, a atuação da segurança é feita sob responsabilidade da organização. Os manifestantes foram retirados do espaço e as pessoas com credenciais puderam deixar o pavilhão.










Agência Brasil

terça-feira, 11 de novembro de 2025

TRE-PR percorre escolas para incentivar emissão do título de eleitor


catve.com
Cotidiano
TRE-PR percorre escolas para incentivar emissão do título de eleitor
Ação inclui 28 colégios estaduais e busca estimular adolescentes acima de 15 anos a participar

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está visitando escolas estaduais durante a Semana do Voto Jovem, iniciativa que incentiva adolescentes a emitirem o título de eleitor. Ao todo, 28 colégios foram selecionados no estado. A ação é voltada a estudantes com mais de 15 anos, idade a partir da qual já é possível solicitar o documento.

Em 2025, haverá eleições municipais. O voto é facultativo a partir dos 16 anos e passa a ser obrigatório aos 18. Para estimular a participação desde cedo, equipes do TRE estiveram no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), em Cascavel, realizando a emissão dos títulos para os alunos.

"É importante para que exerçam a cidadania. Quando eles fazem o título aos 16 anos, ainda não é um dever, mas já é o momento de se prepararem, terem consciência e exercerem o direito democrático de serem ouvidos. Agradecemos ao TRE por vir até a escola e acompanhar esse primeiro título dos nossos alunos", explica Fábio Giacomel, diretor auxiliar do CEEP.

Segundo Giacomel, a adesão foi alta. "A aceitação está boa, os alunos gostaram muito. Vieram praticamente mais de 400 estudantes que farão o título só aqui no CEEP", finaliza.

Confira detalhes no vídeo:







Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

Passageiros de voo internacional são hospitalizados após inalar gás em aeronave no Aeroporto de Guarulhos

Cotidiano
Passageiros de voo internacional são hospitalizados após inalar gás em aeronave no Aeroporto de Guarulhos
Onze pessoas precisaram de atendimento médico após passarem mal dentro do avião

Imagem de Capa
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Lufthansa

Onze passageiros de um voo internacional precisaram ser hospitalizados na segunda-feira (10) depois de inalarem um gás dentro de uma aeronave no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com as primeiras informações, as vítimas foram levadas rapidamente para um hospital próximo, onde receberam atendimento médico de emergência. Todos estão em estado estável, mas permanecerão internados para exames e observação.

A concessionária que administra o aeroporto informou que, num primeiro momento, não houve necessidade de atendimento no local. No entanto, o quadro de alguns passageiros piorou, o que motivou o encaminhamento ao hospital.

A Catve entrou em contato com o aeroporto que não repassou informações sobre o caso. A empresa Lufthansa também não se manifestou.

Redação Catve.com

domingo, 9 de novembro de 2025

Maurão Messias registra momento marcante com Gilberto e Gilmar em Porto Ubá

Um encontro especial com Gilberto e Gilmar na Parada do Peixe

Neste fim de semana, tive o privilégio de conversar com os grandes cantores Gilberto e Gilmar, ícones da música sertaneja que marcaram gerações com sucessos que embalam o coração do povo brasileiro.

O encontro aconteceu na tradicional Lanchonete Parada do Peixe, localizada no distrito de Porto Ubá, município de Lidianópolis, onde a dupla se apresentou e recebeu o carinho do público.

Durante a conversa, pude sentir de perto a simplicidade, humildade e alegria desses artistas que continuam levando emoção e boa música por onde passam. Mesmo com décadas de carreira, Gilberto e Gilmar seguem firmes, com o mesmo amor pelo palco e pelo público que os acompanha desde o início.

Como comunicador do Blog do Maurão, saí desse encontro admirado com o carinho que eles demonstram aos fãs — uma verdadeira lição de respeito, humanidade e gratidão.

Foi uma tarde inesquecível, com boa música, emoção e aquele clima sertanejo que aquece o coração. 🎶💛

Assinado: Maurão Messias, Blog do Maurão

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Chuvas do início de novembro provocam adaptações na agricultura paranaense



Cotidiano

Chuvas do início de novembro provocam adaptações na agricultura paranaense

Soja, milho e feijão ainda estão dentro do período ideal para a semeadura

06 de novembro de 2025 | 16h27
Imagem de Capa

Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Com um início do mês marcado por chuvas, granizo e ventos fortes em várias regiões do Paraná, principalmente no Centro-Oeste e Norte do Estado, a agricultura paranaense segue empenhada em superar os desafios e conseguir bons resultados na safra. Já há números disponíveis sobre os problemas enfrentados em lavouras de soja, milho e feijão, enquanto dados sobre outras culturas estão sendo analisados. Os dados estão no Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Os temporais afetaram significativamente algumas lavouras de soja no Estado. Considerando que as condições consideradas médias haviam aumentado de 3% para 6%, o clima adverso fez com que surgisse 1% de lavouras de soja em condições ruins, o que significa 31 mil hectares prejudicados. Mas o levantamento do Deral mostra que 93% das áreas de plantio de soja ainda estão em boas condições, o que representa 4,3 milhões de hectares.

Nas áreas mais afetadas, o produtor precisará refazer a estratégia, seja acionando o seguro ou realizando o replantio. Neste último caso, um atraso no planejamento será inevitável, gerando a necessidade de ajustar a segunda safra e, possivelmente, optar por outra cultura.

Para o feijão, que tem a produção concentrada no Sul do Estado, onde houve menos impacto das tempestades, 77% das lavouras estão em boas condições. O plantio já atingiu 91% da área prevista de 104 mil hectares. O excesso de umidade e baixa luminosidade registradas em outubro, aliadas ao fato de o feijão ter o ciclo mais curto, com menos tempo para se recuperar de problemas climáticos, deve apresentar alguma limitação em produtividade.

Com algumas lavouras chegando à maturidade, o Deral estima que as colheitas de feijão comecem ainda neste mês e devam se estender até fevereiro de 2026, considerando-se que algumas áreas ainda não foram semeadas.

Já o plantio de milho primeira safra apresenta evolução estável, com 99% da área já semeada, ultrapassando o desempenho dos 98% do mesmo período no ano passado.

Segundo o Deral, essas três culturas - soja, milho e feijão - ainda estão dentro do período ideal para a semeadura, permitindo o replantio, o que deve possibilitar a recuperação de parte das áreas afetadas.

BOVINOS - O Deral tem observado ao longo dos anos que, após o ciclo de abate, o custo de reposição no Paraná vem subindo na média Brasil. Segundo o Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, de São Paulo, a relação de troca entre a arroba de boi gordo por bezerro aumentou 41% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Isso significa que, em algumas praças, o produtor precisa vender quase 10 arrobas para adquirir um bezerro, chegando a atingir 13,6 arrobas, em outras.

Com a proximidade das festas de final de ano, é provável que os preços encerrem 2025 em patamares elevados para o preço da arroba de boi.

No atacado paranaense, as médias de outubro para o dianteiro e traseiro fecharam com pouca variação. Enquanto o dianteiro ficou 0,47% mais barato, o traseiro subiu 0,86%. No varejo, os principais cortes caíram de preço, com destaque para a carne moída que ficou quase 10% mais barata em comparação à média de setembro. Nos últimos 12 meses, porém, todos os cortes ficaram mais caros, variando entre 10% (coxão mole) e 21% (patinho sem osso).

SUÍNOS - Na suinocultura, os preços de varejo permanecem estáveis e em nível alto, após a forte valorização em 2024. A média de R$ 22,36/kg no acumulado do ano representa um aumento de 27,5% em relação a 2024, refletindo um setor fortalecido e com boa aceitação no mercado interno e externo.

Entre os cortes pesquisados pelo Deral, a paleta com osso apresentou a maior variação média de preço, passando de R$ 14,16/kg nos primeiros dez meses de 2024, para R$ 18,20/kg em 2025, ou seja, um aumento de 28,5%. Já o lombo sem osso registrou aumento médio de 27,5% e o pernil com osso teve variação de 25,2%.

Impulsionada pela demanda em função das festividades de final de ano, o Deral prevê uma elevação nos preços de varejo da carne suína, embora mais tímida do que a observada no ano anterior.

ERVA-MATE - A erva-mate é um dos destaques do agro paranaense. Em 2024, as exportações do produto cresceram 50%, número significativamente superior à média nacional, somando 5,2 mil toneladas enviadas ao exterior. O Paraná se mantém como o segundo maior exportador do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com destaque para os mercados do Uruguai, Argentina e Alemanha. Esse desempenho reforça a competitividade da cadeia produtiva e o potencial de expansão do mate paranaense no mercado internacional.

FRUTICULTURA - A fruticultura continua a se consolidar como uma atividade diversificada e rentável, presente em praticamente todo o Paraná: dos 399 municípios paranaenses, 392 têm cultivos comerciais, de acordo com o Deral.

Municípios como Paranavaí, Carlópolis, Alto Paraná, Guaratuba e Cerro Azul lideram a produção, com destaque para a laranja, o morango, a uva, a goiaba e a banana. Juntos, esses polos somam 15,7 mil hectares plantados, com uma colheita de 500,3 mil toneladas de frutas e Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 1 bilhão.

AEN-PR

Frente fria avança pelo Paraná e traz risco de temporais nesta sexta-feiraCiclone formado no Sul do país provoca ventos fortes, chuvas e trovoadas

Cotidiano
Frente fria avança pelo Paraná e traz risco de temporais nesta sexta-feira
Ciclone formado no Sul do país provoca ventos fortes, chuvas e trovoadas

Imagem de Capa
Foto: Gilson Abreu/AEN

A formação de um ciclone sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7) deve provocar mudanças rápidas no tempo em toda a região Sul do Brasil. O sistema dá origem a uma frente fria que avança pelo Paraná entre a tarde e a noite, trazendo chuvas intensas, trovoadas e rajadas de vento.

Segundo os meteorologistas, antes da chegada do sistema frontal, o dia ainda será de calor em várias regiões. No norte do estado, as temperaturas podem chegar a 30°C, o que favorece a formação de tempestades. Em Curitiba, os termômetros devem alcançar 24°C.

Com a passagem da frente fria, há risco de temporais localizados e ventos fortes, especialmente nas áreas mais elevadas e nas regiões Oeste e Sul do estado.

A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos boletins meteorológicos e evitar locais abertos durante as descargas elétricas.

No fim de semana, o tempo deve melhorar gradualmente, mas o vento continua intenso no litoral, com previsão de mar agitado entre a tarde de sábado e o domingo.

Em Cascavel nesta sexta-feira (07) a mínima deve ser de 18°C e máxima de 23°C. A previsão é de chuva começando à tarde.

Diego Hellstrom/Catve.com

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Crise do leite se agrava no Paraná e Sistema FAEP alerta: preço pago ao produtor não cobre custo de produção


Agro

Crise do leite se agrava no Paraná e Sistema FAEP alerta: preço pago ao produtor não cobre custo de produção

A defasagem coloca milhares de famílias rurais em situação de prejuízo

05 de novembro de 2025 | 05h54
Imagem de Capa

Aires Mariga / Epagri

O Sistema FAEP manifestou preocupação com o agravamento da crise na cadeia produtiva do leite no Paraná e em todo o país. O preço pago ao produtor, em muitos casos abaixo de R$ 2 por litro, não cobre o custo médio de produção, estimado em R$ 2,62 por litro, conforme levantamento da Câmara Técnica do Conseleite Paraná, em agosto de 2024. A defasagem coloca milhares de famílias rurais em situação de prejuízo e ameaça a sustentabilidade de uma das atividades mais importantes do agronegócio paranaense.

Tradicionalmente, o segundo semestre é marcado por redução nos preços, devido ao aumento da produção e da oferta de alimento para o rebanho. Mas, neste ano, a crise foi agravada pelas importações de leite em pó e queijo, principalmente de países do Mercosul, e pela baixa capacidade de compra do consumidor brasileiro.

De acordo com o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, o cenário atual é insustentável para o produtor rural.

"O preço pago hoje não cobre o custo de produção, e isso coloca em risco uma atividade essencial para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É urgente que medidas concretas sejam adotadas para restabelecer o equilíbrio do setor", destacou Meneguette.

O levantamento do Departamento Técnico e Econômico da entidade aponta que, embora o mercado tenha se mantido estável no primeiro semestre de 2025, não houve a recuperação esperada no período de entressafra. A partir de julho, os preços caíram de forma consecutiva: de R$ 2,41 por litro em julho para R$ 2,33 em agosto, R$ 2,23 em setembro e R$ 2,12 em outubro, segundo dados do Conseleite Paraná e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Atuação do Sistema FAEP

Desde 2023, o Sistema FAEP tem alertado autoridades sobre os impactos das importações e cobrado medidas concretas. No âmbito estadual, a entidade foi decisiva na aprovação do Decreto 5.396/2024, que incluiu o leite em pó e o queijo muçarela importados na alíquota comum de ICMS. Também reforçou a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 888/2023, que proíbe a importação e reidratação de leite em pó por pessoas jurídicas no Paraná.

Em nível nacional, o Sistema FAEP solicita a revisão urgente da investigação de dumping sobre o leite em pó do Mercosul e defende políticas públicas que garantam condições justas de concorrência e a continuidade da pecuária leiteira no país.

Presente nos 399 municípios do Paraná, a atividade leiteira tem papel fundamental na geração de renda e emprego, especialmente entre pequenos e médios produtores. A FAEP reforça que continuará atuando em defesa do setor, com foco em assistência técnica, sucessão familiar, sanidade animal e transparência na formação de preços.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ FAEP

Ministério do Meio Ambiente quer tornar tilápia espécie invasora

Ministério do Meio Ambiente quer tornar tilápia espécie invasora
Nova lista de animais e plantas que não são nativos do país deverá ser votada em dezembro
A inclusão da tilápia na lista de espécies exóticas invasoras pela Conabio (Comissão Nacional de Biodiversidade), ligada ao Ministério do Meio Ambiente, provocou reações nos últimos dias em vários setores.

A proposta atinge em cheio o principal peixe produzido e consumido no Brasil. A nova lista de espécies, animais e plantas que não são nativos do país, deverá ser votada em dezembro. Porém, no dia 17 deste mês, o tema será discutido em Brasília.

Além da tilápia, a proposta inclui no rol das espécies invasoras o eucalipto, o pinus, o camarão-vannamei e todos os tipos de braquiária usados em pastagens.

De acordo com o engenheiro de pesca e mestre em recursos pesqueiros Taciano Maranhão, a tilápia, que chegou ao Brasil há mais de meio século, se adaptou ao clima do país e não oferece riscos.

Ainda segundo Taciano, as espécies nativas do Brasil são carnívoras, o que impede a predominância da tilápia.

O Paraná é responsável por 36% da produção de tilápia no Brasil e por 25% de toda a produção nacional de peixes. Esse setor movimenta toda uma cadeia, desde a fabricação de ração até o frigorífico, o transporte e o comércio.

Na propriedade da produtora rural Lyanara Schneider Maranhão, a expectativa é comercializar 10 milhões de alevinos neste período de primavera-verão, considerado a safra para os criadores.

São vários passos até chegar aos frigoríficos que vão abater os peixes. O manejo é realizado em mais de 40 tanques, um trabalho que começa ainda na fase de larvas.

Confira mais detalhes no vídeo:



Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

terça-feira, 4 de novembro de 2025

PRF apreende mais de 5 toneladas de maconha em Apucarana (PR)


Policial

PRF apreende mais de 5 toneladas de maconha em Apucarana (PR)

O Motorista de 38 anos foi preso por tráfico de drogas


Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde de terça-feira (4), grande quantidade de drogas durante fiscalização no km 249 da BR-376, em Apucarana.

Por volta das 17h00, os policiais realizavam fiscalização defronte à Unidade Operacional, quando deram ordem de parada ao condutor de um carreta Scania.

A ordem não foi acatada e o condutor empreendeu fuga, porém, foi acompanhado e após percorrer cerca de três quilômetros, foi abordado.

Com a fiscalização, os PRFs detectaram um forte odor de maconha vindo do compartimento de carga. 

O condutor demonstrou nervosismo ao ser inquirido sobre o destino da viagem e a natureza da carga transportada.

A vistoria minuciosa do compartimento resultou na localização de vários fardos contendo maconha. 

Após a pesagem foi aferido o peso total de 5.214,5 quilos de maconha.

Questionado, o motorista relatou ter recebido o caminhão já carregado na cidade de Maringá (PR), e que seu destino final seria Curitiba (PR).

O motorista foi preso em flagrante e o caminhão e a substância entorpecente foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Apucarana.

PRF