domingo, 1 de junho de 2025

Após cinco décadas de extinção local, o mutum-do-bico-vermelho (Crax blumenbachii)

Após cinco décadas de extinção local, o mutum-do-bico-vermelho (Crax blumenbachii) voltou a habitar a maior área contínua de Mata Atlântica em Minas Gerais. 

A reintrodução da ave no Parque Estadual do Rio Doce é resultado do projeto “De Volta ao Lar”, desenvolvido pela Associação de Amigos do Parque (DuPERD) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

A iniciativa alia pesquisa científica, educação ambiental e participação comunitária para restaurar uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira.

Via: IEF

VEM AI MAIS UM PRESENTE ANEEL, AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou nesta sexta-feira o acionamento da bandeira tarifária vermelha, no patamar 1. Isso significa que a conta de luz vai ficar mais cara a partir de junho, com a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora consumidos.

A Aneel informou que a mudança ocorreu por conta da redução das chuvas e da transição para o período seco do ano, o que impactou negativamente na produção de energia pelas hidrelétricas. Com isso, houve a necessidade de acionamento de fontes mais onerosas, como as usinas termoelétricas, elevando os custos de geração.

Em maio, a bandeira estava amarela e, em abril, ficou verde.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil.

‼️ Acesse Repórter do Vale

#Brasil