quinta-feira, 2 de abril de 2015

Gaeco prende mais dois auditores em Londrina; número de investigados chega a 31

Guilherme Batista - Redação Bonde
QR:
Flip

O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu mais dois auditores da Receita Estadual em Londrina nesta quarta-feira (1.º). Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos durante a tarde. Os auditores, identificados como Íris Mendes da Silva e Cláudio Tozatto, foram detidos enquanto trabalhavam na Receita. Os policiais também estão cumprindo mandados de busca e apreensão no órgão estadual e nas casas dos suspeitos. 

De acordo com informações do Ministério Público (MP), a prisão dos dois auditores é um desdobramento da Operação Publicanos, que investiga um suposto esquema de cobrança de propina por parte de fiscais da Receita Estadual. Segundo a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, os auditores cobravam propina de empresários que deviam impostos estaduais. Os procurados pagavam a vantagem indevida em troca da sonegação fiscal, que era "protegida" pelos fiscais envolvidos no esquema executado de dentro do órgão público.

Na última semana, o Gaeco indiciou 23 suspeitos de integrar o esquema. Eles já foram denunciados por corrupção (ativa e passiva), sonegação fiscal, formação de organização criminosa e falsidade ideológica.

Com os mandados de prisão desta quarta-feira, o número de investigados pelo MP chegou a 31. Destes, onze são servidores da Receita.

A Justiça também expediu, pela manhã, mandado de prisão do auditor fiscal Orlando Aranda, que já havia sido detido em Londrina no início de março por participação em um esquema de exploração sexual de adolescentes(com informações do repórter Edson Ferreira, da Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário