terça-feira, 19 de agosto de 2025

Estados Unidos enviam navios de guerra para costa da Venezuela

Estados Unidos enviam navios de guerra para costa da Venezuela
Ação faz parte da ofensiva do presidente norte-americano contra cartéis de drogas na América Latina


O governo de Donald Trump enviou três navios de guerra para a costa da Venezuela, em mais um capítulo da tensão entre os Estados Unidos e o governo de Nicolás Maduro.

Os destróieres da marinha, equipados com sistemas de mísseis, devem chegar à região na madrugada desta quarta-feira (20). De acordo com a agência de notícias Reuters, cerca de 4 mil fuzileiros navais também serão posicionados no local.

Segundo a Casa Branca, a operação tem como objetivo combater os cartéis de drogas que atuam na América Latina, classificados pela administração Trump como organizações terroristas. A Venezuela, governada por Maduro, é apontada como um dos principais alvos dessa ofensiva.

"Este regime não é o governo legítimo da Venezuela. É um cartel narcoterrorista, e Maduro é um fugitivo, indiciado pela Justiça americana por tráfico de drogas", afirmou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.

No início do mês, Trump já havia anunciado uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levassem à captura de Maduro — valor superior ao oferecido, à época, pela captura de Osama Bin Laden.

Em resposta, Maduro convocou uma reunião com governadores e anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos da reserva para defender a soberania do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário