domingo, 2 de março de 2014

SAIBA AS RAZÕES QUE PODEM LEVAR A RÚSSIA A INVADIR A UCRÂNIA

HÁ TEMORES DE QUE A UCRÂNIA E A RÚSSIA POSSAM ENTRAR EM CONFLITO PELO CONTROLE DA CRIMEIA

Homens armados montam guarda no aeroporto de Simferopol, na região da Crimeia. Homens armados tomaram o controle de dois aeroportos na região da Crimeia nesta sexta-feira, 28, o que o governo da Ucrânia descreveu como uma invasão e ocupação por forças russas, levantando tensões entre Rússia e o Ocidente Foto: Baz Ratner / Reuters
Homens armados montam guarda no aeroporto de Simferopol, na região da Crimeia. Homens armados tomaram o controle de dois aeroportos na região da Crimeia nesta sexta-feira, 28, o que o governo da Ucrânia descreveu como uma invasão e ocupação por forças russas, levantando tensões entre Rússia e o Ocidente
Foto: Baz Ratner / R
A Rússia poderia intervir militarmente na região da Crimeia para garantir seus interesses estratégicos na região? Ou, colocando a pergunta de outra forma, as atitudes da Rússia até agora já são uma forma de intervenção?
Há temores de que a Ucrânia e a Rússia possam entrar em conflito pelo controle da Crimeia. A região de 2,3 milhões de habitantes é parte da Ucrânia, no litoral do Mar Negro, mas muitos lá se consideram russos étnicos e falam o idioma russo.
Na última eleição presidencial ucraniana, a população da Crimeia votou em peso em Viktor Yanukovych, político visto como pró-Rússia e que foi afastado no mês passado após semanas de protestos em Kiev.
Desde então, supostas milícias pró-Rússia invadiram o Parlamento regional da Crimeia, prédios públicos e o aeroporto de Simferopol, a capital da região.
Milícias treinadas 
Ninguém sabe ao certo a identidade destes homens armados, mas seus equipamentos, veículos e comportamento dão sinais de que se trata de uma unidade militar treinada, e não apenas um grupo qualquer de ativistas pró-Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário