quinta-feira, 31 de julho de 2025

Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitávelEsta foi a primeira reação pública de Lula após o governo dos EUA anunciar uma sanção punitiva contra o ministro do STF

Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável

Esta foi a primeira reação pública de Lula após o governo dos EUA anunciar uma sanção punitiva contra o ministro do STF

Da Redação

Icone Twitter
O presidente manifesta solidariedade do governo federal a Moraes
Icone CameraFoto por RICARDO STUCKERT / PR
O presidente manifesta solidariedade do governo federal a Moraes
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira (30), em que defende a democracia e a soberania do país frente as iniciativas dos Estados Unidos (EUA) contra a economia e a Justiça brasileiras.

"O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa. É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira", afirmou Lula.

continua após publicidade

Esta foi a primeira reação pública de Lula após o governo dos EUA anunciar uma sanção punitiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e, horas mais tarde, oficializar, por meio de uma ordem executiva do presidente Donald Trump, a taxação de 50% sobre produtos vendidos pelo Brasil, que contém, entretanto, uma lista de quase 700 exceções.

Na nota, o presidente brasileiro manifesta solidariedade do governo federal a Moraes e diz que o magistrado é "alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses".

"Um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e qualquer tentativa de enfraquecê-lo constitui ameaça ao próprio regime democrático. Justiça não se negocia", prossegue Lula.

continua após publicidade

O presidente lembra que a a lei no Brasil abrange cidadãos e todas as empresas e que atividades que afetem a vida da população e da democracia estão sujeitas a normas, incluindo plataformas digitais.

"A sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a democracia".

A nota assinada pelo presidente ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras.

continua após publicidade

"O Brasil tem acumulado nas últimas décadas um significativo déficit comercial em bens e serviços com os Estados Unidos. A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países", observa.

Por fim, o governo aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para minorar os impactos econômicos das tarifas.

continua após publicidade

"Nossa economia está cada vez mais integrada aos principais mercados e parceiros internacionais. Já iniciamos a avaliação dos impactos das medidas e a elaboração das ações para apoiar e proteger os trabalhadores, as empresas e as famílias brasileiras", conclui a nota oficial de Lula.

Saiba o que é Lei Magnitsky, mecanismo usado pelos EUA para punir MoraesMinistro do STF é acusado pelo país de autorizar detenções arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão

Saiba o que é Lei Magnitsky, mecanismo usado pelos EUA para punir Moraes

Ministro do STF é acusado pelo país de autorizar detenções arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão

30 de julho de 2025 | 
Imagem Notícia Relacionada

Foto: Fellipe Sampaio | STF

O governo dos Estados Unidos puniu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, baseado na Lei Magnitsky, criada para castigar quem comete graves violações aos direitos humanos e abusa da corrupção.

A principal sanção prevista na lei é o bloqueio de contas bancárias, investimentos financeiros e imóveis de pessoas ou organizações que estejam nos Estados Unidos, bem como o bloqueio de cartões de crédito internacionais de bandeiras com sede no país. A norma também inclui o banimento de entrada no país e a proibição de negociar com empresas e cidadãos norte-americanos.

Existe ainda a possibilidade da suspensão de contas em redes sociais que tenham sede nos EUA, como o Google e Meta.

Criação da Lei Magnitsky

A Lei Magnitsky foi aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012. Ela foi idealizada para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado Serguei Magnitski, que morreu numa prisão em Moscou depois de denunciar um esquema de desvio de dinheiro por membros do governo de Vladimir Putin.

Em 2016, já no primeiro governo de Donald Trump, o alcance da lei foi ampliado, permitindo sanções globais contra pessoas envolvidas em corrupção ou violações graves de direitos humanos.

As sanções da norma podem ser decretadas pelo governo norte-americano sem necessidade de condenação em processo judicial.

O departamento do tesouro dos EUA justificou a decisão contra Moraes afirmando que o ministro usou seu cargo para autorizar detenções arbitrárias preventivas e suprimir a liberdade de expressão. Além disso, afirmou que o ministro "assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras".

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF por suposta tentativa de Golpe de Estado tem causado tensão entre Brasil e Estados Unidos.

Nesta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que aumentou para 50% a taxa para produtos importados do Brasil, com algumas exceções. No documento, Trump reiterou que a medida é motivada pelo que chamou de perseguição política ao ex-presidente Bolsonaro e aliados.

Em nota, o Supremo Tribunal Federal disse que o julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional, e que não vai se desviar do seu papel de cumprir a constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Homem joga carro contra a própria casa após esposa recusar sexo, em Sarandi

Homem joga carro contra a própria casa após esposa recusar sexo, em Sarandi
 Por Redação GMC Online Publicado 30/07/2025  
Um homem foi preso na madrugada desta quarta-feira, 30, após colidir intencionalmente o carro contra a própria residência, no Jardim Panorama, em Sarandi. O caso foi atendido pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Maringá.


De acordo com o boletim de ocorrência, o homem chegou embriagado em casa e exigiu manter relações sexuais com a esposa. Diante da recusa, o suspeito iniciou um ataque de fúria, destruindo móveis da residência.





Em seguida, ele deixou o imóvel, entrou em seu veículo e jogou o carro contra a fachada da casa, derrubando parte da estrutura. Após o ato, fugiu do local a pé.


Foto: Plantão Maringá
A Polícia Militar realizou buscas com base nas informações repassadas pela vítima e localizou o homem caminhando pela Avenida Barcelona. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.


CNI: Juros altos lideram problemas da construção no 2º trimestreAlta carga tributária e custo de trabalhador também desafiam os empresários


catve.com
Cotidiano
CNI: Juros altos lideram problemas da construção no 2º trimestre
Alta carga tributária e custo de trabalhador também desafiam os empresários
30 de julho de 2025 | 

As taxas de juros elevadas foram o principal desafio da indústria da construção no 2º trimestre de 2025. O entrave foi citado por 37,7% dos empresários do setor, contra 35,3% no 1º trimestre do ano, segundo Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta segunda (28). 

De acordo com Isabella Bianchi, analista de Políticas e Indústria da CNI, as taxas de juros elevadas afetam o setor da construção por diferentes canais. 

"Pelo lado da oferta, se o industrial da construção precisar tomar crédito para adquirir capital de giro e começar um novo projeto, por exemplo, ele vai ser impactado pela elevação do custo do crédito, reflete esse aumento na Selic. E de forma similar, ocorre do lado da demanda: para o consumidor adquirir um bem do setor da construção, ele precisa tomar crédito, o que também acaba sendo encarecido pela elevação das taxas de juros", explica a analista.

Lembrada por 30,5% dos empresários, a alta carga tributária segue como o segundo principal problema da indústria da construção. No 1º trimestre, 27,8% dos empresários haviam mencionado a questão. A terceira posição do ranking é ocupada pela falta ou alto custo de trabalhador qualificado. No 2º trimestre, o problema foi reportado por 24,6% dos industriais, enquanto, no 1º, por 27,1%.

Há 10 anos no setor da construção, Mayara Serra, diretora de Desenvolvimento da Maso Engenharia e Consultoria, diz que as três primeiras posições do ranking juntas "pesam bastante". 

"Os juros altos são os que mais impactam no dia a dia. Com juros altos, tudo fica mais difícil. A carga tributária e a mão de obra qualificada também exigem atenção, só que, no final das contas, é um combo que complica tudo. Mas com planejamento e equipe certa, a gente consegue ir equilibrando", explica a diretora.

Para Mayara, o cenário não é pior por causa da desaceleração nos preços de insumos e matérias-primas. O índice que mede a evolução do preço médio desses itens recuou 3,7 pontos, para 60,9 pontos, na passagem do 1º para o 2º trimestre.

"A desaceleração nos preços de insumos ajuda a garantir o planejamento da obra. Se a gente tiver uma alta muito grande desses insumos, acontece um desvio do planejamento, que faz com que a gente tenha que trabalhar para que cheguemos lá na frente sem prejuízos", afirma.

Condições financeiras pioram

O índice de satisfação com a situação financeira caiu 1,4 ponto, fechando o 2º trimestre em 45 pontos. Abaixo da linha de 50 pontos, o indicador reflete maior insatisfação dos empresários com as finanças de seus negócios.

Os índices de satisfação com o lucro operacional e de facilidade de acesso ao crédito também caíram, de 42,8 para 42,5 pontos e de 37,4 para 35,5 pontos, respectivamente. Isso indica maior insatisfação com os lucros e dificuldades crescentes para obter crédito.

Atividade avança, mas emprego e UCO recuam

Em junho, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 48,8 pontos, após avançar frente a maio. O resultado foi inferior ao registrado no mesmo mês em 2024 e em 2023, quando o indicador marcou 49,9 pontos. Vale lembrar que, quanto menor o índice, pior o desempenho do setor.

Já o índice de evolução do número de empregados caiu de maio para junho. O indicador registra 48,3 pontos, abaixo do patamar visto no mesmo mês em 2024 e em 2023, quando registrou 48,8 pontos e 50 pontos, respectivamente.

Depois de sete meses consecutivos em 67%, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da indústria da construção caiu 1 ponto percentual, para 66%. A UCO está dois pontos percentuais abaixo do nível visto em junho de 2024 (68%) e 1 ponto percentual abaixo de junho de 2023 (67%).

Confiança e intenção de investimento em queda

Em julho de 2025, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção caiu 0,4 ponto, para 47,1 pontos. Ao se afastar da linha divisória de 50 pontos, o indicador revela que a falta de confiança se intensificou entre os industriais do setor.

O índice de intenção de investimento caiu 2,4 pontos de junho para julho. Agora, o indicador registra 40,4 pontos, 2,3 pontos percentuais acima da média histórica.

Segundo a analista de Políticas e Indústria da CNI, a confiança da construção recuou principalmente por uma pior avaliação das condições atuais por parte dos empresários do setor. "Essa avaliação de condições atuais piores do que a dos últimos seis meses é percebida tanto para as próprias empresas quanto para a economia brasileira", expõe Isabella.

Expectativas oscilam, mas continuam positivas

Apesar do momento negativo, os empresários seguem otimistas para o segundo semestre de 2025. O índice de expectativa de número de empregados avançou 1,9 ponto frente a junho, chegando aos 52,9 pontos. O índice de expectativa de compras de insumos e matérias-primas subiu 1,1 ponto, para 52,2 pontos.

Por outro lado, o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços recuou 0,8 ponto, para 50,5 pontos, enquanto o de nível de atividade permaneceu em 53,1 pontos.

Todos os indicadores continuam acima dos 50 pontos, revelando que os industriais têm perspectivas positivas para os próximos seis meses.

A diretora Mayara confirma os dados. "Às vezes, me sinto insatisfeita com todo o cenário do mercado. Mas vejo melhora, principalmente por conta da queda dos preços do insumo. Isso faz a diferença no caixa de qualquer construtora e acaba ajudando a garantir que o orçamento não saia do planejado. Então, temos desafios. Mas essa desaceleração dos preços da matéria-prima permite que a gente organize melhor as contas. Isso dá mais fôlego e confiança. A gente consegue manter os projetos, pensar em novas vendas e novos projetos", conclui.

Amostra

Para esta edição da Sondagem Indústria da Construção, foram consultadas 305 empresas: 118 pequenas, 123 médias e 64 grandes, entre 1º e 10 de julho de 2025. 

Antonio Mendonça/ Catve.com/ Brasil 61

terça-feira, 29 de julho de 2025

Cadeirante ri de jogada errada durante partida de sinuca e mata adversário com tiros na cabeça no PR

Cadeirante ri de jogada errada durante partida de sinuca e mata adversário com tiros na cabeça no PR
 Por Banda B, parceiro do GMC Online Publicado 29/07/2025 
01:20
Um homem identificado como Claudinei, de 42 anos, foi morto a tiros dentro de um bar na noite desta segunda-feira, 28, após uma discussão com um jovem cadeirante durante uma partida de sinuca. O caso aconteceu no bairro Fazenda Velha, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.


Foto: Marcelo Borges/Colaboração/RICtv

Testemunhas contaram à Polícia Militar (PM) que Claudinei jogava sinuca quando errou uma jogada, o que provocou risadas do suspeito, identificado como Sandrinho, de 21 anos. Incomodado com a reação, Claudinei teria iniciado uma discussão com o adversário, que saiu do bar e voltou armado com um revólver.



Sandrinho teria atirado ao menos duas vezes na direção de Claudinei, que foi atingido na cabeça. O Siate chegou a ser acionado, mas a vítima morreu antes de ser socorrida. -  Cadeirante ri de jogada errada durante partida de sinuca e mata adversário com tiros na cabeça no PR. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. 

Mulher espancada por ex-jogador de basquete teve rosto desfigurado

 Mulher espancada por ex-jogador de basquete teve rosto desfigurado Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 29/07/2025 Após ser brutalmente espancada pelo ex-jogador de basquete Igor Cabral, uma mulher de 35 anos, que é ex-namorada dele, ficou com o rosto desfigurado e sem condições de falar. Ele deu mais de 60 socos na vítima dentro de um elevador. Foto: Material obtido pelo Metrópoles Entre no canal do GMC Online no Instagram A mulher sofreu múltiplas fraturas no rosto e no maxilar – ela será submetida a uma cirurgia nesta semana. O agressor foi preso no mesmo dia e segue em prisão preventiva desde que passou por audiência de custódia. Igor Cabral será indiciado por tentativa de feminicídio. Veja imagens do crime: Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

 créditos. GMC ONLINE 

TARIFAÇO TARIFAÇO

Simone Tebet, ministra de Planejamento e Orçamento, afirmou que o governo brasileiro ainda não conseguiu sentar à mesa para negociar com os EUA sobre o tarifaço previsto para entrar em vigor em 1º de agosto. Isso sugere que a falta de acordo se deve à dificuldade do governo brasileiro em estabelecer um diálogo efetivo com a administração de Trump para discutir a questão do tarifaço ¹.

*Possíveis Motivos:*

- *Dificuldade de Acesso*: O governo brasileiro pode não ter conseguido estabelecer um canal de comunicação direto com Trump ou sua equipe para discutir o tarifaço.


- *Prioridades Diferentes*: As prioridades do governo americano podem não estar alinhadas com as necessidades do Brasil, dificultando as negociações.


- *Complexidade das Negociações*: As negociações comerciais entre países podem ser complexas e envolver muitos interesses diferentes, o que pode atrasar ou dificultar um acordo.

O governo brasileiro está trabalhando para encontrar soluções para minimizar os impactos do tarifaço, mas aparentemente ainda não conseguiu avançar nas negociações com os EUA

TARIFAÇO 

Importunação sexual em entrevista de emprego mobiliza PM no Paraná Por Redação GMC Online Publicado

Importunação sexual em entrevista de emprego mobiliza PM no Paraná
 Por Redação GMC Online Publicado 26/07/2025 
Foto: Pixabay
O funcionário de uma loja situada na Avenida Minas Gerais, na Vila do Colégio, em Apucarana (PR), foi acusado na tarde de sexta-feira, 25, de importunar sexualmente uma adolescente de 17 anos durante uma entrevista de emprego. O caso mobilizou a Polícia Militar (PM).

Entre no canal do GMC Online no Instagram
Acompanhe o GMC Online no Instagram
Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Segundo a polícia, a vítima contou que a entrevista de emprego ocorreu na sala dos fundos do estabelecimento e, enquanto conversavam sobre a vaga, o funcionário teria feito gestos de cunho sexual, fazendo movimentações com seu braço de maneira suspeita.

A jovem questionou o entrevistador, que não deu explicações, de acordo com a PM. Portanto, ela foi embora e chamou a mãe, que logo em seguida acionou a polícia no local.


Um representante da empresa conversou com os policiais e afirmou que providenciaria o encaminhamento do funcionário à delegacia, assim como também se prontificou a entregar as imagens de segurança que registraram toda a entrevista de emprego.

O autor foi identificado como um homem de 45 anos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

As informações são do TNOnline. - Publicado primeiro em GMC Online » Importunação sexual em entrevista de emprego mobiliza PM no Paraná. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/noticias/policial/importunacao-sexual-em-entrevista-de-emprego-mobiliza-pm-no-parana/

Coletor de recicláveis se fere com objeto cortante enquanto trabalhava em CascavelRapaz de 19 anos teve perfuração na perna e foi levado à UPA com sangramento

Coletor de recicláveis se fere com objeto cortante enquanto trabalhava em Cascavel
Rapaz de 19 anos teve perfuração na perna e foi levado à UPA com sangramento
28 de julho de 2025 | 
Imagem Notícia Relacionada
Coletor de recicláveis de 19 anos se feriu com um objeto cortante no início da noite desta segunda-feira (28), enquanto trabalhava na esquina da Rua Paraná com a Jorge Lacerda, em Cascavel.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele teria se machucado no momento em que levantava um saco para colocar no carrinho. Ao que tudo indica, havia um palito de espetinho entre os materiais, que causou a perfuração na perna do trabalhador.

Apesar do corte pequeno, havia sangramento ativo. O rapaz recebeu atendimento dos socorristas ainda no local e, por precaução, foi encaminhado com ferimento leve à UPA.

O caso serve de alerta sobre o descarte correto de materiais perfurantes, que podem representar risco a quem atua na coleta de recicláveis.

Diego Hellstrom/Catve.com

segunda-feira, 28 de julho de 2025

GMC NOTÍCIAS GERALHomem morre após passar um mês bebendo apenas cerveja



GMC NOTÍCIAS GERAL

Homem morre após passar um mês bebendo apenas cerveja
 Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 28/07/2025 
Um homem, de 44 anos, morreu, na Tailândia, após passar um mês bebendo unicamente cerveja. Thaweesak Namwongsa foi encontrado pelo próprio filho em sua casa, em Ban Chang, na província de Rayong.



Imagem Ilustrativa/Freepik
Segundo as autoridades locais, a vítima sofreu uma convulsão e não resistiu à chegada dos paramédicos. O corpo foi encontrado pelo filho de 16 anos.



O adolescente contou à polícia que tentava preparar as refeições para o pai todos os dias, mas ele se recusava a comer.



Polícia da Tailândia flagra monges budistas que consumiam metanfetamina em templo
Nos últimos 30 dias, o homem teria se alimentado exclusivamente de cerveja. No quarto da vítima, os socorristas encontraram mais de 100 garrafas vazias da bebida. - Publicado primeiro em GMC Online » Homem morre após passar um mês bebendo apenas cerveja. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos GMC Online 

NOTÍCIAS PARANÁCâmeras internas registram momento em que trem atinge biarticulado e passageiro escapa por pouco; veja



GMC NOTÍCIAS PARANÁ

Câmeras internas registram momento em que trem atinge biarticulado e passageiro escapa por pouco; veja
 Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 28/07/2025 
Imagens captadas pelas câmeras de segurança de dentro do ônibus flagraram os instantes que antecederam e o exato momento em que o biarticulado foi atingido por um trem.

O acidente, no cruzamento da canaleta exclusiva para ônibus com a linha férrea, aconteceu na noite da última terça-feira, 22, na Avenida Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Veja o vídeo abaixo.


Foto: Reprodução/ Câmera de segurança
Entre no canal do GMC Online no Instagram
Acompanhe o GMC Online no Instagram
Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Nas imagens, o ônibus aparece trafegando normalmente. Pouco antes da colisão, alguns passageiros percebem a aproximação do trem e tentam alertar o motorista. Em questão de segundos, a locomotiva atinge a parte central do coletivo — conhecida como “sanfona”.


PUBLICIDADE


Ao contrário do que afirmou o motorista em depoimento à polícia, dizendo que não ouviu o sinal sonoro do trem, o vídeo registra claramente o som da buzina.

Segundos antes da batida, um passageiro se desespera, corre em direção à parte traseira do ônibus — justamente a área atingida — e por pouco não é levado pela força da colisão.

Após o acidente, os registros também mostram as pessoas em pânico, gritando e pedindo para que o motorista abra as portas do veículo.


Veja o vídeo do acidente

O que diz a concessionária
Procurada pela Banda B, a Rumo, concessionária que administra as ferrovias, afirmou que o ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível e o motorista desrespeitou a sinalização do local. Segundo a empresa, o maquinista acionou a buzina conforme procedimento padrão e foi surpreendido pela ação do motorista. Veja a nota na íntegra abaixo:


“Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição. Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada. De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).”


O que diz a Urbs
Em nota, a Urbs (Urbanização de Curitiba), responsável pelo transporte público da capital, lamentou o acidente e afirmou que as causas do episódio serão investigadas. Além disso, afirmou que a Prefeitura de Curitiba tem cobrado do governo federal soluções envolvendo a malha ferroviária na cidade. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A Urbs lamenta profundamente o acidente ocorrido no final da noite desta terça-feira, entre um ônibus biarticulado da linha Ligeirão Norte/Sul e um trem, na passagem de nível localizada na Avenida Paraná. As equipes de fiscalização foram até o local no momento do acidente e auxiliaram no atendimento das 11 vítimas, que sofreram ferimentos. As condições do acidente ainda serão apuradas e redobrada à atenção aos passageiros que estavam no ônibus. A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. O próprio prefeito Eduardo Pimentel tem participado de uma série de reuniões com a Antt e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário.” - Publicado primeiro em GMC Online » Câmeras internas registram momento em que trem atinge biarticulado e passageiro escapa por pouco; veja. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos GMC ONLINE 

NOTÍCIAS PARANÁEmpresária paranaense monta “logística” para salvar seringueira centenária

NOTÍCIAS PARANÁ

Empresária paranaense monta “logística” para salvar seringueira centenária; entenda
 Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 28/07/2025 
A empresária Joselene Emer mobilizou uma verdadeira operação logística para resgatar uma seringueira centenária que fazia parte da memória afetiva da sua família e de muitos moradores de Apucarana, no norte do Paraná. A árvore, que por décadas foi um símbolo no Cemitério Municipal da cidade, caiu por falta de manutenção e estava sendo cortada para virar lenha. Foi então que Joselene decidiu agir.


“Eu não suportava a ideia de ver ela sendo descartada. Aquela árvore fazia parte da nossa história”, conta. Sem apoio público, a empresária bancou sozinha a operação de resgate. Foram contratados dois guindastes, um caminhão e uma escavadeira para transportar os 25 mil quilos de tronco e raízes da árvore até a chácara da família.






Foto: arquivo pessoal
A ação improvisada, mas planejada com muito empenho, custou cerca de R$ 10 mil. “Todo mundo achou que eu fosse apenas deixá-la lá, caída. Mas minha ideia era replantar, dar uma nova chance para ela”, relata Joselene.


E deu certo. Rebatizada de Esperança, a árvore foi cuidadosamente plantada em solo fértil e irrigado. Agora, com raízes que chegam a quatro metros de profundidade, ela começou a brotar novamente. Pequenos rebentos nascem dos tocos podados, sinalizando vida nova.


Foto: Arquivo pessoal
Durante décadas, a seringueira foi uma referência para quem visitava o cemitério: sua sombra servia de abrigo para visitantes, e suas raízes viraram playground improvisado para crianças. “É como se ela abraçasse quem se aproximasse”, lembra Joselene, emocionada.


Vídeo: Reprodução
PAUTA - Publicado primeiro em GMC Online » Empresária paranaense monta “logística” para salvar seringueira centenária; entenda. 
Crédito GMC Online 

ESPORTES FUTEBOL FUTEBOL MARINGAENSE

ESPORTES FUTEBOL FUTEBOL MARINGAENSE

Maringá FC empata fora de casa com o lanterna da Série C e segue sem vencer desde maio
 Por Thiago Danezi Publicado 28/07/2025 à


O Maringá Futebol Clube empatou em 1 a 1 com o Tombense na noite desta segunda-feira, 28, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O confronto foi realizado no estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, MG, e contou com transmissão da CBN Maringá.

Acompanhe o GMC Online no Instagram
Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Entre no canal do GMC Online no Instagram
No primeiro tempo, o time mineiro foi superior e criou as melhores chances. O Tombense pressionou desde os minutos iniciais, com chutes perigosos de Rickson e uma bola no travessão de João Pedro. A principal oportunidade veio aos 25 minutos, em uma cobrança de falta de Kaike. O goleiro Tony falhou, quase engoliu um frango, mas se recuperou a tempo para salvar nos pés do atacante adversário. Os jogadores do Tombense reclamaram que a bola teria ultrapassado a linha, mas a arbitragem mandou seguir.




Foto: Hugo Lopes
Na segunda etapa, o time paranaense voltou melhor e abriu o placar aos 12 minutos, com gol de pênalti de Zé Vitor. No entanto, aos 28 minutos, o zagueiro Ronald recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Maringá com um a menos, foi a segunda expulsão do defensor na competição e a sexta da equipe na Série C.

Com vantagem numérica, o Tombense cresceu no jogo e chegou ao empate aos 35 minutos, também de pênalti, com Pedro Oliveira. A equipe mineira dominou os minutos finais e criou as melhores chances, mas não conseguiu a virada.

Com o resultado, o Maringá chega aos 16 pontos e sobe para a 13ª colocação na tabela. A equipe segue sem vencer na competição desde o dia 3 de maio, quando derrotou o Confiança por 3 a 2 no Estádio Willie Davids. Já a Tombense permanece na lanterna, com 12 pontos.

O Maringá volta a campo no próximo domingo, 3, às 16h30, quando recebe o Floresta no Willie Davids. No mesmo horário, a Tombense enfrenta o São Bernardo, em São Paulo. - Publicado primeiro em GMC Online » Maringá FC empata fora de casa com o lanterna da Série C e segue sem vencer desde maio. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/esportes/futebol/futebol-maringaense/maringa-fc-empata-fora-de-casa-com-o-lanterna-da-serie-c-e-segue-sem-vencer-desde-maio/

Homem de 26 anos é morto com diversos tiros em Maringá; enteada dele também foi baleada

Homem de 26 anos é morto com diversos tiros em Maringá; enteada dele também foi baleada 
 Por Fábio Castaldelli Publicado 28/07/2025 
Um homem de 26 anos, identificado como Gabriel Valentim Corrêa, foi executado a tiros no início da madrugada desta segunda-feira, 28, em uma residência localizada na Rua Simão Busato, no Conjunto Karina, em Maringá. Durante a ação criminosa, a enteada da vítima também foi baleada no joelho.


Foto: Plantão Maringá
De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens armados com pistolas calibres 9mm e .380 invadiram o imóvel e entraram no quintal. O morador ouviu o barulho e, ao abrir a porta para verificar, foi surpreendido pelos criminosos e atingido por diversos disparos. Gabriel ainda tentou correr, mas foi alcançado no corredor da casa e executado com vários tiros, a maioria deles na região da cabeça.




Enquanto um dos autores perseguiu e atirou contra o morador, o outro criminoso foi até o quarto onde estava a enteada da vítima e, da porta, efetuou disparos contra a jovem, que acabou sendo baleada no joelho. Após a ação, os suspeitos fugiram do local.


A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para o trabalho da Polícia Científica. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)também estiveram no local e confirmaram o óbito do jovem. A enteada, identificada como Wendi Marie, foi socorrida e encaminhada ao hospital.

Durante a perícia, os profissionais localizaram 21 cápsulas deflagradas — de calibres 9 mm e .380 — espalhadas pela residência, sendo três delas no quarto da jovem, indicando que ela pode ter sido alvo de mais disparos, embora apenas um tenha sido atingido.

A vítima, segundo a polícia, era natural do estado de São Paulo. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maringá. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciou as investigações para identificar os autores e a motivação do crime.

As informações são do Plantão Maringá - Publicado primeiro em GMC Online » Homem de 26 anos é morto com diversos tiros em Maringá; enteada dele também foi baleada . Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/noticias/policial/homem-de-26-anos-e-morto-com-diversos-tiros-em-maringa-enteada-dele-tambem-foi-baleada/

Brilho no céu: Marte se alinhará à Lua nesta 2ª; saiba como observar

Brilho no céu: Marte se alinhará à Lua nesta 2ª; saiba como observar
 Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 28/07/2025 
Um grande espetáculo tomará o céu na noite desta segunda-feira, 28, e poderá ser visto a olho nu em todo o país. Após o pôr do sol, a Lua vai aparecer em destaque no céu e, logo ao seu lado, será possível ver o planeta Marte, como um ponto vermelho brilhante.


Foto: Urânia Planetário
De acordo com sites especializados, o melhor horário para a observação do alinhamento será até 20h30 em áreas urbanas e até 21h em locais com o céu mais escuro. - Publicado primeiro em GMC Online » Brilho no céu: Marte se alinhará à Lua nesta 2ª; saiba como observar. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/noticias/geral/brilho-no-ceu-marte-se-alinhara-a-lua-nesta-2a-saiba-como-observar/

domingo, 27 de julho de 2025

Temporal causa estragos em Palmitópolis, distrito de Nova AuroraVento forte derrubou árvores, portões e coberturas; moradores ficaram sem energia

Temporal causa estragos em Palmitópolis, distrito de Nova Aurora
Vento forte derrubou árvores, portões e coberturas; moradores ficaram sem energia
27 de julho de 2025 | 

Catve.com

Um forte temporal atingiu o distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora, na tarde deste domingo (27), por volta das 15h20. Vídeos feitos por moradores mostram o momento em que o vento provocava redemoinhos na rodovia que liga o distrito à sede do município.

Várias árvores caíram e interditaram a pista. Segundo relatos da comunidade, os estragos se espalharam por todo o distrito: portões, telhados e coberturas foram arrancados pela força do vento.

Apesar de ter durado pouco tempo, o temporal causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica.





Thabata François sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

sábado, 26 de julho de 2025

Faleceu a Mãe do Apresentador Ratinho Avó do Governador do Estado do Pr.

Faleceu a Mãe do Apresentador Ratinho Avó do Governador do Estado do Pr.
26 de julho de 2025

F
É com o Profundo pesar que Noticiamos o Falecimento neste Sábado de Maria Talarico Massa aos 88 anos seu será Velado no Memorial da Zona Sul de Curitiba o horario do Sepultamento deverá ser neste fim de semana. Local também a ser definido pela Familia , Dna Maria atualmente morava em Mote Sião , na juventude dos Filhos foi moradora de Marumbi sempre muito querida por sua maneira de ser , muito religiosa e sempre carismática com os vizinhos e conhecidos ela fez sua parte cumprindo com a obrigação de Mãe nos cuidados com Esposo seu Domingos e Filhos Laercio, Ney , Ratinho e Zélia / hoje com Netos e Bisnetos.

uma das ultimas publicações do Filho

ele compartilhar um momento íntimo com sua mãe, Maria Talarico Massa, de 88 anos. Em publicação feita no Facebook, ele postou uma foto ao lado da matriarca, que está internada em um hospital. “Dia de cuidar da minha mãezinha. Te amo, minha vida!”, escreveu ele, demonstrando carinho e cuidado



(aos Familiares e Amigos nossos Sentimentos)

Reflexões de aniversário 🎂 na data de hoje

Parabéns! TORQUATO  o seu aniversário seja o início de suas realizações e que o novo ciclo seja repleto de felicidades, com a vida sorrindo para você a cada amanhecer. Hoje o dia é ainda mais especial: feliz aniversário! Que todos os outros dias do próximo ano sejam incríveis e felizes, com amor, saúde e paz e felicidade.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Médica descobre que paciente alterou atestado e aciona PM na região

Médica descobre que paciente alterou atestado e aciona PM na região
 Por Redação GMC Online Publicado 25/07/2025 às 09h42

OUVIR: 
01:19

Foto: Pixabay
Uma médica de 35 anos acionou a Polícia Militar (PM) na noite de quinta-feira, 24, após um paciente que ela atendeu fazer uma alteração no atestado que ela entregou a ele durante consulta no Posto de Saúde Municipal, em Bom Sucesso (PR).

Entre no canal do GMC Online no Instagram
Acompanhe o GMC Online no Instagram
Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Segundo a profissional, ela fez um atestado ao paciente, de 21 anos, com afastamento do trabalho de um dia. Contudo, o rapaz alterou para dois dias de afastamento e entregou o atestado na empresa.

A médica disse que descobriu o crime após ser contatada por uma funcionária da empresa onde o paciente trabalha. - Publicado primeiro em GMC Online » Médica descobre que paciente alterou atestado e aciona PM na região. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/noticias/policial/medica-descobre-que-paciente-alterou-atestado-e-aciona-pm-na-regiao/

Sérgio Moro visita Cascavel e conversa com lideranças empresariais e políticas

Sérgio Moro visita Cascavel e conversa com lideranças empresariais e políticas
Senador abordou tarifaço dos Estados Unidos, pedágio, reforma tributária e eventual candidatura ao governo
25 de julho de 2025 | 19h27
Atualizado há 7 horas
Imagem Notícia Relacionada
O senador Sérgio Moro (União Brasil) esteve em Cascavel na tarde desta sexta-feira (25) e participou de um encontro com lideranças empresariais da cidade. A reunião aconteceu durante o recesso parlamentar, período em que o congressista aproveita para visitar municípios do interior do estado.

Um dos assuntos comentados foi o chamado "tarifaço" dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Moro afirmou que é preciso atenção por parte do governo federal quanto à relação comercial entre os países.

Além disso, o senador falou sobre a reforma tributária, o novo modelo de concessão das rodovias paranaenses e sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado.

Metade dos municípios do Sudoeste não registrou homicídios em 2025


Policial
Metade dos municípios do Sudoeste não registrou homicídios em 2025
25 de julho de 2025 | 
Imagem Notícia Relacionada
Foto: Paulo Vieira/SESP

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná realizou nesta sexta-feira (25) mais uma etapa da Missão Paraná, desta vez na região Sudoeste. O encontro ocorreu em Francisco Beltrão e reuniu autoridades locais, representantes das forças de segurança e lideranças da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), com foco na integração regional e na apresentação de indicadores positivos da área.

"O objetivo principal, além das operações que são realizadas, são as reuniões. Todos os comandantes estão aqui para ouvir a comunidade, prefeitos, vereadores, Ministério Público e, presencialmente, verificar algumas situações que não chegam à Capital", destaca o secretário Hudson Leôncio Teixeira.

"Nós e todos os comandantes estamos aqui para isso: prestar contas de tudo que fizemos até o momento e de tudo que faremos daqui para frente — além de verificar as demandas em relação à infraestrutura da segurança pública, como obras, investimentos e o planejamento para o próximo ano", explica.

Os dados referentes aos primeiros cinco meses de 2025 revelam avanços consistentes no combate à criminalidade na região. Dos 48 municípios analisados, 24 não registraram nenhum homicídio no período, o que representa metade da região com índice zerado para esse tipo de crime.

A redução nos indicadores também se estendeu aos crimes patrimoniais, reforçando a efetividade das ações integradas de segurança nestes municípios. Entre janeiro e maio de 2025, os roubos caíram 40,38%, passando de 156 para 93 ocorrências em comparação com o mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, os furtos também apresentaram queda, com redução de 6,26% — foram 2.307 registros neste ano, contra 2.461 no ano anterior. Já os furtos e roubos de veículos diminuíram 15%, com 187 casos registrados, frente aos 220 nos primeiros cinco meses de 2024.

Outro destaque foi o combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de mais de 4 toneladas de maconha no primeiro semestre de 2025. O número reflete o resultado direto das operações coordenadas entre as polícias Militar, Civil e Científica, além da articulação com órgãos federais e municipais.

"O Sudoeste, assim como todo o Paraná, coloca o Estado em uma posição de destaque nos rankings de segurança pública. Temos várias obras e entregas previstas e estamos aqui para verificar de perto as necessidades de cada município. O Sudoeste é visto com muito respeito e trazer o alto comando da polícia para mais perto da região reforça esse compromisso", ressalta Hudson.

A Missão Paraná tem percorrido diferentes regiões do Estado para aproximar a gestão da Secretaria das demandas locais, promovendo o diálogo com gestores municipais, representantes das forças de segurança e a população. A iniciativa também fortalece a integração das forças de segurança, essencial para manter os resultados positivos no enfrentamento à criminalidade.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou a importância da presença da Secretaria da Segurança Pública no município. "É uma honra receber tantas autoridades da segurança pública aqui em Francisco Beltrão. Esse encontro reforça a importância da integração entre as forças de segurança e o debate direto com prefeitos e vereadores, mostrando que o sudoeste do Paraná é uma região estratégica também na área da segurança pública", afirma.

OPERAÇÃO SINERGIA II

A Operação Sinergia II já apresenta resultados expressivos nas regiões em que foi deflagrada. Até o momento, foram efetuadas 165 prisões, 145 mandados de prisão cumpridos, além da apreensão de mais de 1,8 tonelada de maconha, 74,78. kg de cocaína e 71 armas de fogo.

A operação é um dos principais braços operacionais da Missão e reforça a integração entre as forças de segurança do Estado. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a ação reúne efetivos da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR) e com apoio de unidades especializadas, a operação tem como objetivo ampliar a presença do Estado nas ruas, especialmente em áreas estratégicas.











AEN-PR
Crédito Catve.com 

Déficit na armazenagem preocupa setor agropecuário do ParanáDéficit estadual chega a 12,6 milhões de toneladas


AGRO


Déficit na armazenagem preocupa setor agropecuário do Paraná
Déficit estadual chega a 12,6 milhões de toneladas
25 de julho de 2025 
Imagem Notícia Relacionada
Foto: FAEP

O Paraná vive um cenário preocupante em relação à armazenagem de grãos. O Estado, que responde por 14% da produção nacional, tem hoje um déficit de 12,6 milhões de toneladas na capacidade de estocagem. A situação tende a se agravar diante do aumento da safra e das dificuldades de acesso a crédito com juros considerados elevados pelo setor produtivo.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção paranaense de grãos saltou 19,5% nos últimos dez anos, alcançando 44,9 milhões de toneladas na última temporada. Para a safra 2025/26, a previsão é de um novo recorde: 45,2 milhões de toneladas. No mesmo período, a capacidade de armazenagem cresceu apenas 12,8%, totalizando 32,6 milhões de toneladas em 1.594 unidades armazenadoras e 2.513 silos cadastrados no Estado.

A situação é agravada pelo fato de apenas 4,7% da capacidade de armazenagem estar nas propriedades rurais. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos mais de 53% da estocagem ocorre dentro das fazendas.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, aponta que o setor enfrenta dificuldades para investir em armazenagem, especialmente após o lançamento do Plano Safra 2025/26, que trouxe juros considerados pouco atrativos. "Batemos recordes de produção safra após safra, mas as estruturas de armazenagem não estão acompanhando esse movimento. Não porque os produtores não queiram investir, mas porque os programas voltados à armazenagem não têm sido atrativos", afirma.

O plano federal prevê R$ 8,2 bilhões em duas linhas do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), mas o montante está bem abaixo do necessário, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que reivindicava R$ 15 bilhões. Além disso, os juros variam entre 8% e 10% ao ano — acima dos 7% defendidos por entidades do setor agropecuário.

Luiz Eliezer Ferreira, técnico do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, destaca que os altos juros desestimulam investimentos. "Estamos falando de algo entre 1,5 e 2 pontos percentuais ao ano a mais, o que pesa no bolso de quem já precisa recorrer ao crédito rural em outras etapas da produção", diz.

Exemplo que deu certo

O produtor Sérgio Fortis, de Goioerê, é um exemplo de como o investimento em armazenagem pode ser estratégico. Após anos vendendo para cooperativas e enfrentando descontos, ele decidiu construir silos próprios com capacidade inicial para 14 mil toneladas. Em dois anos, a estrutura foi ampliada para 24 mil toneladas. Segundo ele, a mudança garantiu maior controle da produção e melhores condições de negociação.

"Hoje consigo vender o milho até 25% acima do que receberia no balcão da cooperativa. Dá em torno de 8% a mais", relata. Fortis também consegue ajustar a qualidade do produto, evitando perdas por descontos aplicados por padrões de classificação.

Apesar do sucesso, o produtor destaca as dificuldades com a burocracia. "Foi tanta burocracia, que só conseguimos fazer porque uma cooperativa de crédito local bancou e nos fez as mesmas condições do PCA", relata.

FAEP pede prioridade

Diante do cenário, o Sistema FAEP cobra que o governo federal trate a armazenagem como prioridade dentro da política agrícola. A entidade alerta que, sem estrutura adequada, os produtores perdem poder de barganha, renda e competitividade, comprometendo o escoamento de uma produção que não para de crescer.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho evacuará áreaMunicípio mineiro tem dez famílias em local considerado perigoso


catve.com
Cotidiano
Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho evacuará área
Município mineiro tem dez famílias em local considerado perigoso


Imagem Notícia Relacionada
O município de Brumadinho, em Minas Gerais, voltou a figurar entre os que temem situações de emergência causadas por barragens de mineração. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), dez famílias estão em área considerada perigosa segundo o plano de cuidados da Barragem BA1, que atende a uma mina da empresa Emicon Mineração e Terraplanagem Limitada.

A estrutura era considerada de Risco Emergencial 1 e foi reclassificada pela agência, em concordância com o Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública estadual, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a prefeitura.

Segundo a ANM, foram encontradas condições de estabilidade marginal na estrutura da barragem, mas estudos conduzidos por auditores e projetistas indicam que os resultados obtidos não podem ser considerados conclusivos, devido a insuficiência nas investigações geotécnicas. Será contratada uma empresa independente para nova análise, e a elevação do nível de emergência de Nível 1 para Nível 2 foi adotada como "medida preventiva" para resguardar a vida das pessoas que ocupam a Zona de Autossalvamento, informou, em nota, a agência.

As avaliações descartaram risco iminente de rompimento, o que permitirá uma evacuação planejada.

No sistema de pesquisa georreferenciada da ANM, a barragem aparece como de risco elevado, assim como de risco potencial elevado. O volume atual do reservatório é de 914.500,00 metros cúbicos (m3) distribuídos em área de altura máxima de 37 metros de altura. Esta área não faz parte do complexo de mineração no qual uma barragem de rejeitos rompeu-se em 2019, deixando 270 mortos e atingindo o Rio Paraopeba.

Segundo o boletim mensal do Grupo Educação, Mineração e Território da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em junho deste ano, o estado de Minas Gerais tinha 24 barragens com nível de alerta ou emergência acionados, nas quais há um total de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos. O estado tinha, então 20 barragens em nível de alerta.

Minas Gerais tem ainda 77 barragens em níveis de emergência, das quais 69 são em nível 1, entre as quais, a própria BA-1; sete em Nível de Emergência 2 e duas em Nível de Emergência 3, no qual há risco de colapso. Essas barragens são a de Serra Azul, da empresa ArcellorMittal,em Itatiaiuçu, e a de Forquilha III, da Vale, em Ouro Preto.

Nem todas as barragens no Nível 1 são consideradas como em nível de alerta ou de emergência acionado, com risco potencial de dano, portanto. No Brasil, são 97 barragens com NA ou NE nestas condições. O estado com mais barragens em tal situação é Minas Gerais, com 33. Mato Grosso tem 19; São Paulo, dez; Amapá, sete e Bahia, também sete.

Os demais estados têm menor número de barragens nessas condições.

Segundo o Grupo Educação, Mineração e Território da UFMG, das 97 barragens com destaque para nível de alerta ou de emergência, 55 têm potencial alto de dano. 











Agência Brasil

Lei passa a definir fibromialgia como deficiência em todo o paísSíndrome crônica provoca dores, fadiga, ansiedade e depressão

Lei passa a definir fibromialgia como deficiência em todo o país
Síndrome crônica provoca dores, fadiga, ansiedade e depressão
24 de julho de 2025 | 
Imagem Notícia Relacionada
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir de janeiro de 2026, quem têm fibromialgia passará a ser considerado pessoa com deficiência (PcD). A A Lei 15.176, de 2025, que determina a medida, foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, após ser sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação pelo Congresso Nacional ocorreu no último dia 2 de julho.

A norma passa a valer 180 dias após a publicação.

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores nos músculos, nas articulações, tontura, fadiga, ansiedade e depressão, e não tem origem conhecida. A origem está na chamada "sensibilização central", uma disfunção em que os neurônios ligados à dor tornam-se excessivamente excitáveis.

Entre os direitos que serão estendidos às pessoas com fibromialgia estão cotas em concursos públicos e isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos.

Uma equipe de saúde, com médicos e psicólogos, terá que atestar a limitação da pessoa para participação em atividades em igualdade com as outras pessoas.

No Distrito Federal, por exemplo, quem tem fibromialgia já pode ser considerado com deficiência. Agora a lei vale para todos o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem possui a síndrome.






Agência Brasil

Resultado da Mega-Sena: concurso 2892 Por Redação

Resultado da Mega-Sena: concurso 2892
 Por Redação GMC Online Publicado 24/07/2025 


Foto: Arquivo GMC Online
A Mega-Sena sorteou nesta quinta-feira, 24 de julho, as seis dezenas do concurso 2892. O prêmio estimado é de R$ 36 milhões. O sorteio ocorreu às 20h no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP).

Clique aqui para receber os resultados das loterias pelo WhatsApp
As seis dezenas sorteadas na Mega-Sena foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Mega-Sena
Os sorteios são realizados três vezes por semana, às terças, quintas e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. O valor de uma aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 5,00.

A Mega-Sena paga milhões para o acertador dos 6 números sorteados. Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

Os ganhadores podem retirar os prêmios em até 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Homem armado com martelo agride colega de trabalho da ex no Paraná

Homem armado com martelo agride colega de trabalho da ex no Paraná 
 Por Redação GMC Online Publicado 24/07/2025  OUVIR:  01:28 Foto: Pixabay Um homem foi ao trabalho da ex-mulher e agrediu com golpes de martelo um colega de trabalho dela no início da tarde de quarta-feira, 23, na PR-444, em Arapongas (PR). O caso aconteceu em frente onde a mulher e a vítima trabalham. O motivo seria ciúmes. Entre no canal do  A Polícia Militar (PM) foi acionada ao local e registrou um boletim de ocorrência. O trabalhador agredido afirmou que não conhece o suspeito, mas sabia que o motivo das agressões seria por conta de uma conversa por aplicativo de mensagens que ele teria tido com a ex-mulher do suspeito, que também é colega de trabalho dele. A mulher contou aos policiais militares que ela e o agressor se separaram há cerca de um mês e não soube dizer onde o ex-marido reside.

Publicado primeiro em GMC Online » Homem armado com martelo agride colega de trabalho da ex no Paraná

Mais de 40 pessoas morrem após queda de avião na Rússia, diz agência



GMC NOTÍCIAS GERAL

Mais de 40 pessoas morrem após queda de avião na Rússia, diz agência; vídeo
 Por Redação GMC Online Publicado 24/07/2025 

OUVIR: 
01:43

 Foto: Redes sociais/Reprodução
A aeronave An-24 que caiu na região de Amur, na Rússia, nesta quinta-feira, 24, pegou fogo durante a descida e nenhum sobrevivente foi avistado no decorrer da inspeção aérea no local, informou o centro regional de defesa civil e segurança contra incêndio à agência de notícias russa TASS.

Entre no canal do GMC Online no Instagram
Acompanhe o GMC Online no Instagram
Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
“De acordo com o diretor do Aeroporto de Tynda, a tripulação de um helicóptero Mi-8 que sobrevoava a área não relatou sinais de sobreviventes”, diz o comunicado.

O avião transportava 49 pessoas, segundo o governador regional Vasily Orlov. Ele disse que havia 43 passageiros, incluindo cinco crianças, e seis tripulantes a bordo.  - Publicado primeiro em GMC Online » Mais de 40 pessoas morrem após queda de avião na Rússia, diz agência; vídeo. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos. - https://gmconline.com.br/noticias/geral/mais-de-40-pessoas-morrem-apos-queda-de-aviao-na-russia-diz-agencia-video/

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (22) a paralisação temporária de sua unidade industrial em Paulínia

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (22) a paralisação temporária de sua unidade industrial em Paulínia, no interior paulista. A medida foi atribuída a fatores econômicos e mercadológicos, como a baixa rentabilidade da produção de papel reciclado, principal foco da planta.

A decisão foi comunicada aos colaboradores no início do primeiro turno. A unidade, adquirida pela Klabin em 2020 com a compra dos ativos da International Paper no Brasil, já operava com capacidade reduzida desde o ano passado. Com potencial de produção anual de 65 mil toneladas, a fábrica chegou a operar em três turnos antes da interrupção.

De acordo com a companhia, o setor de papel reciclado tem enfrentado dificuldades devido à elevação do custo das aparas — matéria-prima essencial nesse tipo de produção — e à queda da demanda no mercado. Outro fator que pesou foi a valorização do kraftliner, papel produzido com fibra virgem, cuja competitividade aumentou com a recente queda do dólar, reduzindo a margem de lucro dos papéis reciclados.

Apesar da pausa na produção em Paulínia, a Klabin afirmou que o abastecimento aos clientes não será impactado. Isso porque outras unidades da empresa, como as de Piracicaba (SP) e Goiana (PE), continuam operando com uma capacidade combinada de 400 mil toneladas por ano.

A empresa reforçou que a paralisação é temporária e ocorre por “razões mercadológicas fora do controle da companhia”.

Atualmente, a Klabin possui 24 unidades industriais, 23 delas no Brasil e uma na Argentina, com capacidade instalada superior a 3 milhões de toneladas de papel por ano.

VALE DO IVAÍEstelionatário tenta aplicar golpe de prêmio via Pix em Godoy MoreiraCriminoso se passou por representante de empresa e pediu dados bancários via WhatsApp



VALE DO IVAÍ
Estelionatário tenta aplicar golpe de prêmio via Pix em Godoy Moreira
Criminoso se passou por representante de empresa e pediu dados bancários via WhatsApp 
Da Redação
Atualização: 24 de julho, 2025, às 07:21 · 1 minuto

Foto por Reprodução/Ilustração
O caso foi registrado diretamente no destsacamento da PM


Uma moradora de Godoy Moreira procurou o destacamento da Polícia Militar (PM) na quarta-feira (23), para denunciar uma tentativa de golpe envolvendo um falso prêmio de R$ 50 mil. Segundo ela, tudo começou quando comprou um título de capitalização pela internet.

Pouco tempo depois, recebeu mensagens via WhatsApp de um número que usava fotos do dono da empresa responsável pelo título. O golpista dizia que ela havia sido contemplada e pediu a chave Pix para liberar o prêmio.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Lidianópolis realizará Coleta de Lixo Eletrônico; veja programação

Durante a conversa, o estelionatário pediu que a vítima abrisse a conta bancária e fornecesse detalhes, como o saldo disponível, incluindo os centavos. Ele alegava que tentava fazer o Pix, mas o banco não permitia a transferência pelo valor alto.

A conversa foi encerrada, mas o autor voltou a ligar. Quem atendeu foi o filho da vítima, e o golpista desligou imediatamente, sem tentar novo contato.
A PM orientou a mulher e registrou o boletim de ocorrência. O caso segue em investigação.

Governos estaduais reagem ao tarifaço de Trump com pacotes de socorro a exportadoresAs medidas buscam preservar a competitividade dos produtos nacionais


Governos estaduais reagem ao tarifaço de Trump com pacotes de socorro a exportadores
As medidas buscam preservar a competitividade dos produtos nacionais
24 de julho de 2025 
Imagem Notícia Relacionada
Foto: Reprodução Valter Campanato/Agência Brasil

Diante da entrada em vigor, no próximo dia 1º de agosto, da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, estados e o governo federal estão se mobilizando para conter os danos à economia e proteger suas empresas exportadoras. As medidas buscam preservar a competitividade dos produtos nacionais e dar fôlego financeiro ao setor produtivo, especialmente em estados fortemente exportadores, como São Paulo e Goiás.

São Paulo: crédito emergencial e articulação diplomática

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou um pacote emergencial que inclui a criação da linha de crédito "Giro Exportador", com R$ 200 milhões em recursos disponibilizados pela Desenvolve SP. A linha terá juros subsidiados a partir de 0,27% ao mês mais inflação, prazos de até 60 meses e carência de até um ano. Cada empresa poderá acessar até R$ 20 milhões.

"Estamos disponibilizando ao empresariado paulista um conjunto de medidas para preservar a operação das empresas e os empregos gerados por elas", disse Tarcísio.

Ele também afirmou que o governo avalia liberar créditos acumulados de ICMS e ampliar o Fundo Garantidor para facilitar o acesso ao crédito, principalmente às pequenas e médias empresas.

Além das ações econômicas, o governo paulista tem investido em articulações diplomáticas. Tarcísio reuniu empresários com representantes da embaixada americana e busca construir pontes com governadores e empresas dos Estados Unidos para mostrar que a tarifa prejudica também a economia americana.

Goiás: apoio setorial com uso de fundos estaduais

No Centro-Oeste, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também reuniu empresários para discutir os impactos do tarifaço. Ele anunciou a proposta de usar três fundos estaduais para socorrer os setores mais atingidos, como a pecuária, mineração e pescados — com destaque para a utilização de créditos de ICMS como instrumento de apoio financeiro.

"Eu tenho que cuidar do meu estado, é essa minha responsabilidade, tenho que cuidar da sobrevivência da empresa. Eu tenho que cuidar para que não desestruture a economia do estado de Goiás, de maneira que estou buscando ações concretas por parte do governo. Nós não vimos nenhuma iniciativa dessa partindo do governo federal. Goiás saiu na frente", declarou Caiado. 

Novas reuniões setoriais estão previstas para os próximos dias, com foco em ajustar medidas de socorro às especificidades de cada segmento.

Governo federal: plano de contingência e ofensiva política

No âmbito nacional, o governo Lula prepara um plano de contingência liderado pelo Ministério da Fazenda. Segundo o ministro Fernando Haddad, a proposta é desenhar uma linha emergencial de apoio que tenha impacto fiscal controlado, mas que ofereça suporte aos setores mais atingidos.

Em paralelo, o governo avalia o envio de uma comitiva formada por empresários e representantes do governo federal para os Estados Unidos, em uma tentativa de reabrir o canal de negociação com a Casa Branca. Uma delegação de oito senadores embarca nesta semana para Washington, onde já há encontros marcados com parlamentares americanos — embora o foco não seja diretamente negociar as tarifas, mas sim fortalecer o diálogo bilateral.

Apesar dos esforços, fontes do governo admitem que a probabilidade de Trump recuar da medida é baixa. O Brasil ainda aguarda resposta à carta enviada à Casa Branca em maio. Enquanto isso, planos alternativos seguem sendo preparados.

Além de São Paulo e Goiás, outros governos estatuais, como os do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul também têm realizado encontros com empresários para definir estratégias de mitigação.

Entenda o que está em jogo:

Tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor em 1º de agosto.
São Paulo lançou pacote com R$ 200 milhões em crédito e articulação internacional.
Goiás propõe uso de fundos estaduais para apoiar pecuária, mineração e pesca.
Governo federal discute linha emergencial e prepara ofensiva diplomática em Washington.
Estados como RJ, ES, PR, BA, PA e RS também avaliam medidas locais. 
Antonio Mendonça/ Catve.com/ Brasil 61