Impactos das tarifas dos EUA sobre o agronegócio e a indústria do Paraná
Sistema FAEP / Agrolink apontou que a tarifa de 50 % imposta pelos EUA a partir de 1º de agosto ameaça cerca de R$ 1,5 bilhão em exportações do agronegócio paranaense, especialmente em segmentos como madeira, café, piscicultura e suco de laranja.
RIC.com.br destacou que setores do agronegócio e da indústria do Paraná consideram o impacto “significativo”, e que oito dos dez principais produtos exportados ao mercado americano foram taxados, exceto papel, celulose e suco de laranja.
HojePR / Fiep apresentou uma análise detalhada da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que destaca prejuízos no setor madeireiro (que representa cerca de 40 % das exportações paranaenses aos EUA em 2024) — além de outros setores como metal‑mecânico, couro, cerâmica, móveis e alimentos. A Fiep também solicitou medidas de mitigação junto aos governos estadual e federal.
Sistema FAEP / SistemaFaep.org.br trouxe dados concretos sobre os bilhões em risco no agronegócio paranaense com o ‘tarifaço’, ressaltando o impacto sobre empregos, contratos cancelados e embarques suspensos — especialmente na cadeia florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário