segunda-feira, 30 de março de 2015

Tubarão encerra jejum, afunda o Furacão e vai pegar o Maringá nas quartas

Marco Feltrin - Redação Bonde
QR:
Flip

A seca de gols do Londrina terminou neste domingo (29), de forma tímida, mas suficiente. O Tubarão bateu o Atlético Paranaense por 1 a 0 com gol do "ex-afastado" Arthur e encerrou a primeira fase do estadual com 18 pontos, na quinta posição. O adversário das quartas será o Maringá, reeditando a final do ano passado, que terminou com título alviceleste. Neste ano, as duas equipes se enfrentaram na Cidade Canção, com vitória do Tubarão por 2 a 0. 

"Favorito não tem. O Maringá começou mal, cresceu da metade para o final. O Londrina caiu de produtividade na segunda metade do campeonato, foi irregular. Serão jogos muito equilibrados", prevê o técnico Claudio Tencati.

A vitória do Londrina pôs fim ao jejum de cinco partidas sem vencer, e consolida a defesa menos vazada da competição, com apenas três gols sofridos em 11 partidas. Para o primeiro confronto das quartas, Tencati já tem três desfalques certos: o zagueiro Silvio, o volante Germano e o atacante Paulinho receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora do jogo de ida no Café.

"O que a gente pode, daqui pra frente, é confiar naqueles que entrarão. Vejo que tem jogadores que podem ser pontuais no momento. Quem vai entrar, que agarre a oportunidade", afirmou Tencati, apontando para as entradas do zagueiro Matheus, a volta de Diogo Roque no meio e a de Arthur na companhia de Kanu no ataque.

O jogo
Mesmo com a obrigação da vitória sendo do Atlético, que lutava para fugir do torneio da morte, o Londrina iniciou a partida pressionando o adversário. Com menos de um minuto, o meio-campo alviceleste trocou passes com categoria até a bola chegar em Kanu. Na cara do gol, o nigeriano adiantou demais a bola e Weverton conseguiu fazer a defesa.

A resposta do Furacão veio aos 12 minutos. Em cobrança de falta, Hernani mandou uma bomba no travessão, enquanto o goleiro Vitor apenas observava a trajetória da bola.

Aberto para atacar, o Atlético dava espaços para o Londrina. Em pelo menos três oportunidades, os atacantes do Londrina receberam lançamentos de cara para o gol, mas as jogadas foram paralisadas pelos assistentes de forma equivocada.

Percebendo a facilidade para atacar, Tencati resolveu sacar o meia Davi Ceará já no intervalo para a entrada de Arthur. O atacante havia sido dispensado do elenco pelo gestor Sérgio Malucelli após a derrota de domingo passado contra o J.Malucelli, mas acabou reintegrado, iniciando a partida no banco de reservas.

A aposta e o 'perdão' deram resultado. Aos 12 minutos, Arthur foi lançado na direita e invadiu a área em velocidade, encobrindo o goleiro Weverton com um belo toque na bola. Na comemoração, o atacante foi abraçado por todo o elenco.

"Meus companheiros estão comigo até o final. Pelo que aconteceu também ,estar sem marcar gols e aquela confusão, pude pedir desculpas a todos. Espero não parar por aí e estar bem preparado pra fazer um bom jogo contra o Maringá", disse o artilheiro da partida.

Lis Sayuri/Equipe Folha
Lis Sayuri/Equipe Folha


Como se não bastasse estar atrás do placar no Café, o Furacão tinha tarefa ainda mais difícil porque o Foz não conseguia vencer o Cascavel, adversário direto do rubro-negro pela oitava vaga.

Sete minutos depois do gol, o Londrina perdeu boa chance para ampliar. Arthur cruzou na área e Bidia, sozinho, não alcançou a bola. O goleiro Weverton já estava vendido no lance.

Desanimado, o Atlético não teve o menor poder de reação, e assistiu o Tubarão tocar a bola e chegar com perigo ao ataque. Aos 41, o Londrina ainda perdeu mais uma chance com Weverton na cara do goleiro rubro-negro.

Patrão terá que pedir seguro-desemprego para funcionários demitidos

Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira, 1º de abril, de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março. Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.

    sexta-feira, 27 de março de 2015

    Suspeito de esfaquear esposa e filho é preso dez anos após o crime, ele foi preso em Borrazópolis

    (Foto:Reprodução/TV Tribuna)
    (Foto:Reprodução/TV Tribuna)
    Um foragido da Justiça, suspeito de assassinar a mulher e o filho há dez anos em Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi preso pela polícia nesta quarta-feira (25) na cidade de Borrazópolis, no Norte do Estado do Paraná. O crime ocorreu em dezembro de 2005.
    Antônio Belemer de Oliveira é suspeito de matar sua esposa, Vandira Ramos de Oliveira, à época com 34 anos, e seu filho, Alberto Ramos de Oliveira, que tinha 17 anos. Ambos foram mortos com múltiplos golpes de faca. Os corpos foram encontrados na cozinha da residência onde a família morava.
    Mãe e filho foram mortos em 2005; filha presenciou o crime em Peruíbe, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
    Mãe e filho foram mortos em 2005; filha presenciou o crime em Peruíbe, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
    A filha mais nova do casal, que tinha seis anos, teria visto o crime e contado a uma vizinha. Antônio fugiu do local de bicicleta e nunca mais havia sido visto. De acordo com o delegado de Borrazópolis, Antônio Belemer morava na cidade há oito anos, tinha formado uma nova família e levava uma vida pacata. A polícia chegou até ele por meio de uma denúncia anônima.
    O suspeito está preso em uma cela anexa à Delegacia Sede de Faxinal, também no Paraná. Ainda não há previsão de quando ele será transferido para Peruíbe, onde o caso foi registrado e estava sendo investigado.

    Em gravação, ex-presidente do TCE demonstra conhecimento de suposta fraude em licitação

    Artagão de Mattos Leão-AM (11)-3392-kTID-U10809651985xCH-1024x683@GP-WebInterceptações telefônicas feitas pelo Gaeco, braço doMinistério Público, mostram que o ex-presidente e atual conselheiro do Tribunal de Contas (TC-PR), Artagão de Mattos Leão, pelo menos desconfiava de problemas na licitação de R$ 36,4 milhões para construir um anexo ao prédio, no ano passado.
    A gravação vai na contramão do que afirmou Artagão em entrevista à Gazeta do Povo, ontem, na qual negou ter conhecimento da suposta fraude na concorrência.
    Na escuta, o então diretor-geral do TC, Ângelo Bizineli, liga para o presidente para avisar que agentes estavam vasculhando a sala dele. Bizineli diz não saber o motivo da revista. “Eu acho que é sobre a licitação do prédio”, responde Artagão.
    O então presidente pergunta onde está “LB”, em uma abreviação para Luiz Bernardo Dias Costa, ex-coordenador-geral do tribunal. Bizineli diz que ele ainda não havia voltado do horário de almoço. “Será que não prenderam o Luiz Bernardo?”, pergunta Artagão.
    Em seguida, ele pede para que Bizineli ligue para Luiz Bernardo. “Liga pra ele suspender qualquer ação que tiver, qualquer ação imediatamente”, pede.
    Em outro momento do telefonema, Artagão diz que a situação com o Gaeco era “uma vergonha” para eles.
    Por ter foro privilegiado, Artagão está sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A sindicância, porém, está parada há seis meses.
    Propina 

    quinta-feira, 26 de março de 2015

    PM prende “Caveira” após roubo; bandido é temido pela violência contra suas vítimas

    Tribuna do Norte
    Foto: Blog do Berimbau
    Foto: Blog do Berimbau
    Valnir Martins de Freitas, o vulgo “Caveira”, de 42 anos, considerado um dos bandidos mais perigosos do Paraná e que era procurado há mais de dez anos por latrocínio (roubo seguido de morte), assaltos e outros crimes foi preso por policiais militares de Lidianópolis, confirmou o 10º BPM.
    A prisão do criminoso aconteceu depois que ele foi visto próximo a uma lotérica que foi assaltada  em Lidianópolis.  Após denúncia à PM de que um  GM Ipanema azul, idêntico ao carro visto próximo a lotérica, estava chegando no Distrito de Porto Ubá, policiais de Jardim Alegre abordaram o automóvel.
    Caveira apresentou uma identidade falsa dizendo que se chamava Rodrigo dos Santos Gomes, de 36 anos. Ele é acusado de participar do assalto à lotérica; e depois de ser levado para a Delegacia de Ivaiporã, a Polícia Civil constatou que o nome Rodrigo era falso e que estava diante do famoso “Caveira”.
    “Um investigador da Delegacia, que na época (2008) trabalhou no caso dos crimes que “Caveira” praticou na região de Jacutinga, em Ivaiporã, ao vê-lo,  o reconheceu, e desta forma fizemos a identificação correta do criminoso”, disse o delegado Gustavo Dante da Silva, de Ivaiporã. Ainda segundo ele,  “Caveira” será autuado por receptação, pois estar com dois cheques furtados,  por falsidade ideológica, pelo roubo da Lotérica, e ficará a disposição da Justiça, pois havia sete mandados de prisão contra ele.  
    CRIMES PRATICADOS –  Em 2010, pelo menos dez equipes das Polícias Militar e Civil estavam empenhadas na procura de Valnir Martins de Freitas, 28 anos, popularmente chamado de “Caveira”, e de outro comparsa, juntos acusados do duplo homicídio registrado em 2010,  na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro rural dos Três Ranchinhos, região do distrito de Jacutinga, no município de Ivaiporã. Na ação dos bandidos, foram mortos Antônio Fuggi, 82 anos, proprietário da fazenda, e Vanderlei Martins de Freitas, 41 anos, funcionário da propriedade e irmão de “Caveira”. Depois deste crime, vários assaltos foram praticados na região do Jacutinga.

    Ladrão armado assalta agência dos Correios de E. Beltrão

    Do Enfoque Regional
    correioNa tarde desta quarta-feira, dia 25, a agência dos Correios de Engenheiro Beltrão foi novamente alvo de uma ação criminosa. O fato se deu por volta das 15h15, e foi protagonizado por um ladrão armado.
    De acordo com as informações da Polícia Civil, o ladrão chegou à agência e anunciou o assalto. Em posse de uma arma longa, o bandido pulou o balcão e adentrou a área restrita aos funcionários, de onde roubou todo o dinheiro que estava nos caixas.
    Muito nervoso e temendo que o gerente da empresa chamasse a polícia,  o marginal pulou novamente o balcão e se evadiu do local tomando rumo ignorado. Toda movimentação foi acompanhada por vários clientes que esperavam para serem atendidos.
    Policiais Civis e Militares foram acionados e estiveram na agência.  A quantia levada não foi revelada pela polícia. A única informação é de que o autor do crime era jovem ( aparentando ter 20 anos) , usava uma blusa de frio amarrada na cintura e não utilizava capuz.
    Ainda conforme  informações da Polícia, outros marginais deram cobertura  à ação criminosa, que assustou comerciantes e moradores da cidade. Após o crime, a agência permaneceu fechada.
    OUTRO ASSALTO- Em pouco mais de um mês, essa é a segunda vez que a agência dos Correios de Engenheiro Beltrão é assaltada. O último  crime foi registrado no dia 03 de fevereiro,e foi executado por outro marginal armado.

    Adolescentes são contidos após briga em São João do Ivaí

    Dois adolescentes entraram em vias de fato na noite de ontem (25) em São João do Ivaí, na Rua Osmário Coutinho de Castro, bairro Nova Brasília. De acordo com informações, a PM foi solicitada, pois os menores de 15 e 16 anos iniciaram uma discussão e posteriormente começou a briga.
    A PM foi para o local para acalmar os ânimos, também compareceu o Conselho Tutelar, os jovens foram levados para a delegacia de policia para as providencias cabíveis no caso.

    quarta-feira, 25 de março de 2015

    Ocorrências em São João do Ivaí

    Por volta de 17h00 de terça-feira (24) a PM foi solicitada para comparecer no hospital municipal onde um homem chegou ao local bastante agressivo e entrou em vias de fato com um funcionário, quando os policias chegaram o suspeito já tinha evadido.
    Por volta de 17h50, a PM compareceu na Estação Rodoviária, onde um homem de posse de um facão estava causando confusão na praça da rodoviária, foi necessário uso de força para efetuar sua detenção, ele foi encaminhado a delegacia de policia.

    Roubo na Lotérica de Lidianópolis

    O roubo ocorreu por volta de 09h00 da manhã de terça-feira (24) na Lotérica na Rua Santa Catarina, 416, centro da cidade. A PM recebeu informações que um indivíduo de blusa preta, calça jeans azul, boné preto e capacete na mão portando um revolver, chegou ao local deu voz de assalto e levou a quantia de R$ 900,00 em dinheiro. Quando a PM chegou ao local, o suspeito tinha fugido tomando rumo ignorado, não sendo localizado.
    Por volta de 18h30 a PM realizou a detenção de um homem de 36 anos, no distrito de Porto Ubá, suspeito de ter roubado a Lotérica, com ele foi apreendido um veículo GM/Ipanema. O suspeito foi levado para a delegacia de Ivaiporã.

    terça-feira, 24 de março de 2015

    Residência arrombada em São João do Ivaí

    ladrãoO furto foi registrado na noite desta segunda-feira (23) na Rua Juscelino Kubistchek, 1012, Jardim Ivaí. A vitima Marcio Reis de Lima, disse que saiu para ir a Igreja e quando voltou encontrou sua residência arrombada.
    Como a residência é de madeira, o ladrão danificou uma tábua e adentrou a residência subtraindo a quantia de R$ 450,00 em dinheiro, uma caixa de bombom que estava na geladeira e um aparelho de celular marca Samsung de cor cinza.

    sexta-feira, 20 de março de 2015

    Portal Transparência da Câmara Municipal de São João do Ivaí

    portal camaraVocê já acessou o Portal Transparência da Câmara Municipal de São João do Ivaí? Se sua resposta foi não, então o Blog está disponibilizando o link para você acessar e acompanhar as ações da Câmara Municipal. No Portal, você poderá acompanhar as publicações, folha de pagamento, licitações, convênios, despesas, diárias dos vereadores entre outros assuntos.  Para acessar o Portal basta clicar na foto acima ou aqui no link.Portal Transparência

      quinta-feira, 19 de março de 2015

      Justiça determina o bloqueio preventivo de bens do deputado Alexandre Curi

      Justiça estadual do Paraná autorizou, na última sexta-feira (13), o bloqueio de bens do deputadoAlexandre Curi (PMDB), do ex-diretor da Assembleia Abib Miguel (o Bibinho), do jornalista Fábio Campana, de sua editora Cabeza de Vaca, e de outras três pessoas, para garantir o ressarcimento dos cofres públicos caso se comprove a acusação de improbidade administrativa que pesa contra eles.
      Entre 2005 e 2009, Campana venceu processos licitatórios na modalidade carta-convite para prestar serviços de publicidade para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). As licitações foram autorizadas por Bibinho e os pagamentos eram assinados por Curi, que ocupava o cargo de primeiro-secretário da Casa na época. Porém, como Campana era servidor da Assembleia – de onde se afastou só em 2013 –, não poderia ter participado da licitação.
      Além disso, conforme o Ministério Público, o caráter do trabalho desenvolvido pelo jornalista era de mero enaltecimento dos deputados, e não de informar a população. Mesmo com o bloqueio de bens dos acusados, que incluem dinheiro e carros, o saldo não é suficiente para ressarcir os cofres públicos. O MP quer que eles devolvam dinheiro e paguem multas de R$ 1,3 milhão. A conta bancária de Curi, por exemplo, foi encontrada zerada. Leia Mais na Gazeta do Povo

      quarta-feira, 18 de março de 2015

      Homem comete suicídio dentro de Hospital

      Um homem de 62 anos cometeu suicídio dentro de um hospital em Faxinal, durante esta madrugada. De acordo com informações, o cidadão estava internado e por volta de 05h45 desta quarta-feira (18) foi encontrado sem vida no banheiro com uma mangueira de ducha de chuveiro amarrada em seu pescoço e pendurada no registro.
      As equipes da PM, Policia Civil e IML foram solicitadas para averiguar o fato, o corpo foi levado ao IML de Apucarana.

      terça-feira, 17 de março de 2015

      Atropelamento em Jandaia do Sul

      golPor volta de 00h27 minutos desta terça-feira (17) a PM de Jandaia do Sul atendeu uma ocorrência de atropelamento de pedestre na Rua Manoel Parras Morilhas. A vitima identificada por H.F.S. 17 anos, foi atropelada por um veículo VW/Gol conduzido por Douglas Antonio da Rocha.
      A vitima foi socorrida e encaminhada para o pronto atendimento com diversas lesões pelo corpo.
      O veículo foi apreendido, o condutor evadiu-se do local, não sendo encontrado pela policia.

      segunda-feira, 16 de março de 2015

      Protestos contra Dilma reúnem de 1 mi a 1,8 mi manifestantes em todo o país

      Da Gazeta do Povo
      FotoAs manifestações contra a presidente Dilma Rousseff (PT) reuniram neste domingo (15) multidões em pelo menos 151 cidades de todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. Segundo estimativas baseadas nas contagens das Polícias Militares estaduais, cerca de 1,8 milhão de brasileiros saíram às ruas – mais do que no auge das manifestações de junho de 2013, quando a avaliação havia sido de que pouco mais de 1 milhão estavam ao mesmo tempo nos protestos em diversas cidades. Segundo outras estimativas, porém, o número de pessoas que saíram às ruas chegou próximo, mas não ultrapassou, a marca de 1 milhão de manifestantes. No geral, os protestos do domingo foram pacíficos, sem registro de confrontos violentos entre opositores e partidários do governo.
      São Paulo foi a cidade que mais reuniu manifestantes. A PM estimou que 1 milhão marcharam contra a presidente na Avenida Paulista. Mas o Instituto Datafolha estimou a multidão em 210 mil pessoas. Ainda assim, o Datafolha destacou que essa foi a maior aglomeração medida pelo instituto em um ato político desde as Diretas Já, em 16 de abril de 1984. Naquela data, 400 mil se reuniram na região da Praça da Sé. No auge das manifestações de junho de 2013, por exemplo, houve 110 mil manifestantes. Atos não políticos já registraram números maiores, contudo: a Marcha para Jesus levou 335 mil pessoas às ruas em 2012, enquanto a Parada Gay do mesmo ano atraiu 270 mil.
      Na sequência, as cidades que mais reuniram manifestantes foram Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), com 100 mil. Curitiba teve o quarto maior número: 80 mil (veja o número de pessoas que se reuniram nas principais cidades do país no infográfico abaixo). Leia Mais

        Essa semana tem arrastão contra a dengue em São João do Ivaí

        rp_dengue-1-300x300.jpgA Prefeitura de São João do Ivaí, através da Secretária Municipal de Saúde, realiza durante esta semana mais um arrastão contra a dengue, durante esta semana a equipes de combate ao mosquito, meio ambiente e limpeza estarão recolhendo entulhos em todos os bairros e distrito. É importante que todos limpem os quintais e deixem todo o lixo em frente às residências. Atenção para o cronograma.
        Segunda-feira (16) Aérea central da cidade, Bairro Nova Brasília, Jardim Santa Rita e Jardim Ivaí.
        Terça-feira (17) Conjunto Ney Braga, Jardim Candóti e Residencial Caleffi.
        Quarta-feira (18) Jardim Santa Teresinha, Celso Carlos Paulista e Dona Valda
        Quinta-feira (19) Distritos de Ubaúna e Santa Luzia da Alvorada
        Sexta-feira (20) Distrito de Luar.

        domingo, 15 de março de 2015

        Felipe Nasr brilha e ofusca vitória de Hamilton na Austrália; Massa é o 4º

        Felipe Nasr fez excelente corrida e se tornou o brasileiro melhor ranqueado numa estreia de Fórmula 1. O inglês fez prova tranquila e venceu o rival Nico Rosberg

        •  
        LANCEPRESS! 15/03/2015 - 03:37 Melbourne (AUS)
        Sem dificuldades, Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta no primeiro GP da temporada 2015 (Foto:WILLIAM WEST / AFP)ac
        A temporada 2015 da Fórmula 1 teve início neste domingo, mas, se depender de Lewis Hamilton, não terá surpresas no topo do pódio. De ponta a ponta, o atual campeão mundial venceu batalha particular com rival de Mercedes Nico Rosberg e garantiu a primeira vitória do ano no GP da Austrália.
        O grande destaque foi Felipe Nasr que, de forma surpreendente, fez uma ótima corrida, ficou à frente do representante da casa Daniel Ricciardo, da RBR, e chegou na quinta colocação. De quebra, ele se tornou o brasileiro melhor ranqueado numa estreia de F1 - Nelson Piquet era o detentor do recorde, com uma sétima posição.

        Outro representante canarinho, Felipe Massa travou boa disputa pelo pódio com Sebastian Vettel, mas terminou na quarta posição, atrás do alemão. Seu companheiro de Willians, Valtteri Bottas, ficou de fora devido a dores nas costas. Raikkonen, companheiro de Vettel na Ferrari, abandonou a prova.

        A corrida, aliás, foi marcada por um baixo número de carros na pista. Com várias desistências e problemas de mecânica, nove carros não cruzaram a linha de chegada do autódromo Albert Park.

        Os pilotos retornam às pistas daqui a duas semanas para o GP da Malásia, válido pela segunda prova da temporada 2015.

        Como foi a corrida:
        Antes mesmo do apagar das luzes, o GP da Austrália já proporcionou emoção aos presentes no autódromo Albert Park: três carros fora do grid. Valtteri Bottas, com dores, sequer entrou na Willians. Daniel Kyviat e Kevin Magnussen, com problemas em seus carros na volta de apresentação, também foram descartados na estreia de 2015.

        Além do trio, outras duas ausências foram sentidas no início da corrida. Com problemas técnicos, a Manor não enviou seus carros para sequer um treino livre e ficou de fora do primeiro GP do ano devido a problemas técnicos.

        Na largada, ao primeiro apagar das luzes da temporada, mais dois pilotos foram descartados da prova: com problemas técnicos, Grosjean sequer conseguiu acelerar na reta, já o seu parceiro Pastor Maldonado chocou-se com o brasileiro Felipe Nasr, rodou e foi à brita. A essa altura apenas 13 carros na pista.

        O alto número de eliminações beneficou um piloto em especial no início da corrida: o estreante Felipe Nasr, que saltou para a quinta colocação, após a saída do safety car e ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo. O outro Felipe, o Massa, fazia uma boa corrida à frente da Ferrari e atrás apenas dos carros da Mercedes.

        Com o passar das voltas, a disputa entre os "não-mortais" não trazia novidade. Nico Rosberg tentava de tudo e saia à caça de Lewis Hamilton. Mas o inglês, de forma tranquila, administrava uma distância segura em relação ao rival alemão.

        Logo atrás, Felipe Massa, ao retornar dos boxes, após a primeira parada, ficou encaixotado atrás do australiano Ricciardo e perdeu a terceira posição para Vettel. Assim como o compatriota, Nasr, ao parar nos boxes, também perdeu uma posição à um ferrarista. Nesse caso o rival foi Kimi Raikkonen.

        A sorte, no entanto, voltou a sorrir verde e amarelo. Na 41ª volta, após erro da Ferrari nos boxes, Raikkonen teve que abandonar a corrida. Com isso, Nasr voltou à quinta colocação, atrás de Massa. Quem também teve que abandonar a prova foi Max Verstappen, de 17 anos, que teve problemas mecânicos. Eram 11 os carros na pista.

        Sem grandes mudanças, Nasr seguia abrindo distância de Ricciardo e caminho para ser o melhor brasileiro da história numa estreia de Fórmula 1. Massa, por sua vez, diminuia a distância para Vettel, mas sem chances para realizar alguma ultrapassagem. A prova não teria alterações até a bandeirada.

        Na frente, Lewis Hamilton não deu brechas para o grande rival e liderou de ponta a ponta. Uma nova temporada da Fórmula 1, mas sem grandes mudanças. O britânico sobrou mais uma vez.

        Resultado do GP da Austrália:
        1. Lewis Hamilton (ING) - Mercedes
        2. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes
        3. Sebatian Vettel (ALE) - Ferrari
        4. Felipe Massa (BRA) - Williams/Mercedes5. Felipe Nasr (BRA) - Sauber/Ferrari6. Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull/Renault
        7. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India/Mercedes
        8. Marcus Ericsson (SUI) - Sauber/Ferrari
        9. Carlos Sainz Jr. (ESP) - STR/Renault
        10. Sergio Perez (MEX) - Force India/Mercedes
        11. Jenson Button (ING) - McLaren/Honda

        Abandonaram:
        — Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari
        — Max Verstappen (NEE) - STR/Renault
        — Romain Grosjean (FRA) - Lotus/Mercedes
        — Pastor Maldonado (VEN) - Lotus/Mercedes
        — Valtteri Bottas (FIN) - Williams/Mercedes

        Não largaram:
        — Kevin Magnussen (DIN) - McLaren/Honda
        — Daniil Kvyat (RUS) - RBR/Renault
        — Will Steven (ING) - Manor/Ferrari
        — Roberto Merhi (ESP) - Manor/Ferrari

        Melhor volta:
        — Lewis Hamilton (Mercedes): 1m30s945


        Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Nasr-vitoria-Hamilton-Australia-Massa_0_1321067889.html#ixzz3USPFHWpD
        © 1997-2015 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

        sábado, 14 de março de 2015


        Reforma Política pode prorrogar mandatos de Prefeitos e Vereadores

        Reuniao-da-Comissao-Especial-da-Reforma-Politica-foto-Fabio-Rodrigues-Pozzebom-Agencia-Brasil_201502240001
        Comissão Especial da Reforma Política discute vários temas. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil.
        A Reforma Política, em discussão no Congresso Nacional, pode determinar a prorrogação dos atuais mandatos dos Prefeitos e vereadores. Ocorre que um dos temas discutidos para esta reforma, é justamente o alinhamento do calendário eleitoral com a realização de eleições gerais em 2018, para todos os níveis: municipal, estadual e federal. Para que isto seja feito, uma das propostas é prorrogar os atuais mandatos por mais dois anos para que ocorra uma eleição geral.
        Entretanto, existem correntes que defendem a ideia de que a prorrogação dos atuais mandatos não poderia ser feita legalmente e tais mudanças poderão ser implementadas somente a partir de 2016, quando os prefeitos e vereadores eleitos nestas eleições teriam o mandato de 6 anos para coincidir com as eleições gerais de 2022. Tudo isto depende a vontade do Congresso Nacional, bem como dos interesses coletivos e individuais das correntes políticas.
        Esta é apenas uma das propostas discutidas dentro da Comissão Especial, criada desde 2011 na Câmara Federal para debater diversos temas relacionados aos políticos, partidos e eleições. Também existe a proposta de que os cargos do Executivo sejam maiores, 5 ou 6 anos, mas sem direito a reeleição, situação também que poderia ser estendida para o Legislativo, mas com poucas chances de passar pela comissão.
        Também estão sendo debatidos assuntos polêmicos como a fidelidade partidárias, o fim das coligações para os cargos majoritários (vereadores, deputados), assim como o financiamento público das campanhas.
        O deputado Sandro Alex (PPS), por exemplo, apresentou proposta para extinguir o voto obrigatório. Os eleitores deixariam de ser obrigados à votar, mas para ter este direito, haveria a necessidade de manter o registro de eleitor em dia.
        A Comissão Especial da Reforma Política tem 40 deputados membros e terá reunião de debate na próxima terça-feira (17), a partir das 10 horas, no Plenário 9.
        * Paulo Sérgio Rodrigues, editor.