segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Desde caso Maidana, São Paulo tem aproveitamento de ameaçados no Brasileiro

7 / 29
Contratação de Iago Maidana pode gerar punição ao clube© Sérgio Barzaghi/Gazeta Press Contratação de Iago Maidana pode gerar punição ao clube
Desde que o São Paulo contratou o zagueiro Iago Maidana, 19, o clube do Morumbi vive um caos. Não bastasse o racha na diretoria que resultou na saída de Carlos Miguel Aidar da presidência, o time tricolor venceu apenas dois dos sete jogos que disputou pelo Campeonato Brasileiro.
Além dos dois triunfos, o São Paulo teve três empates e duas derrotas nesses sete jogos. O aproveitamento foi de 38% dos pontos disputados, marca próxima de equipes como Chapecoense, Figueirense, Avaí e Coritiba, que brigam na parte de baixo.
A contratação de Maidana foi confirmada em 11 de setembro. Desde então, o São Paulo derrotou o Grêmio por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre, e o Atlético-PR por 1 a 0, no Morumbi.
Ainda empatou com Chapecoense, Palmeiras e Vasco. Foi derrotado por Avaí e Fluminense.
Durante o mesmo período o São Paulo fez dois jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Derrotou o Vasco por 3 na 0, no Morumbi, e empatou por 1 a 1, no Maracanã, obtendo a classificação.
A meta do São Paulo é buscar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Pela Copa do Brasil, isso só será possível caso seja campeão. Já no Campeonato Brasileiro o time precisa ficar entre os quatro primeiros. Hoje a diferença para o Santos, que é o quarto, é de dois pontos.
Entenda o caso
O São Paulo pagou R$ 2,4 milhões ao Monte Cristo por 60% dos direitos econômicos de Iago Maidana. No entanto, para chegar ao time da terceira divisão goiana, o defensor foi adquirido junto ao Criciúma por um fundo de investidores chamado Itaquerão Soccer por R$ 800 mil, em situação proibida pela Fifa.
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o São Paulo pela contratação do zagueiro. Entre as punições, o clube pode serproibido de fazer contratações na próxima janela de transferências e até rebaixado.
Após as denúncias, a CBF exigiu que todas as partes envolvidas na negociação de Iago Maidana enviassem documentos para a entidade sobre a transação.
A vinda de Maidana fez Aidar perder muitos aliados dentro do Morumbi. O caso foi discutido por conselheiros e gerou discussão na última reunião do órgão, em 28 de setembro. O empresário Abílio Diniz, membro do conselho consultivo, classificou o caso como "batom na cueca".
O caso Maidana fez também com Aidar tivesse um desentendimento com Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol, segundo pessoas da diretoria de Aidar. O caso ficou ainda mais complicado depois que os dois tiveram uma discussão forte em um hotel em São Paulo.
Afastado do cargo, Guerreiro mandou um e-mail para Aidar no qual ameaçava levar ao conselho a gravação de uma conversa entre eles na qual o ex-presidente oferecia dinheiro como comissão pela contratação do lateral direito Gustavo Cascardo, 18, então na Portuguesa.
Aidar renunciou no último dia 13. Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, assumiu a presidência de forma interina, e Gil Guerreiro voltou ao futebol tricolor. Agora a expectativa dentro do clube é que a dupla dê início a uma investigação sobre o ex-mandatário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário