quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PEL 2: carta dos presos pede fim de equipe de agentes; confira a íntegra

Redação Bonde 

Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (7), em Curitiba, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Carcerária do Paraná revelou a carta de reivindicações entregue pelos presos da unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina 2 (PEL 2) durante a manhã de hoje, pouco antes do fim da rebelião iniciada na terça (6).

Com o título "Que seja aberto um diálogo", o texto traz denúncias de maus-tratos como a entrega de "alimentação azeda, isolamentos desnecessários e procedimentos abusivos em dia de visitas".

Outra reivindicação é a dissolução da equipe Alfa, formada por agentes penitenciários que estariam causando "grande parte dos problemas" relatados na carta. "Todos os transtornos ocasionados pela equipe Alfa foram levados ao conhecimento da direção, mas nenhuma providência foi tomada", complementa o texto.

Os detentos também pediram uma vistoria em caráter de urgência composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão dos Direitos Humanos (CDH) e do Ministério Público (MP) para "investigar maus-tratos, torturas psicológicas e diversas arbitrariedades" supostamente cometidas dentro da unidade prisional.

Em outra folha, os internos pedem mais estrutura em diversas penitenciárias e casas de custódia do Paraná, sobretudo as femininas. Os autores do texto reclamam do descumprimento dos horários de visita, da alimentação inadequada e da falta de itens de higiene pessoal nas instituições que abrigam mulheres.

Confira a íntegra da carta:

Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário