quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Londrina: após 21 horas, familiares de presos liberam PR-445

Redação Bonde 

O grupo de familiares de presos da unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II) liberou o tráfego de veículos pela PR-445 por volta das 15h desta quarta-feira (28). Os manifestantes bloqueavam a rodovia em dois pontos: no sinaleiro do encontro com a avenida Guilherme de Almeida e no viaduto de acesso ao Conjunto Habitacional Jamile Dequech, ambos na zona sul de Londrina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os familiares deixaram primeiro o viaduto e depois abandonaram a mobilização na altura do semáforo. Eles interditavam as pistas desde as 18h de terça (27).



Iniciado com a participação de pelo menos 40 pessoas, o ato perdeu força pela manhã. Por volta das 7h, cerca de 15 pessoas ainda continuavam no local. A PRE fez o monitoramento do tráfego desde o início do protesto, no final da tarde de ontem.

Celso Felizardo/Grupo Folha
Celso Felizardo/Grupo Folha




Os manifestantes, em sua maioria mulheres, criticam a falta de informações concretas sobre a situação dos detentos após a rebelião e exigem a entrada da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Este é o segundo protesto realizado na PR-445desde a última rebelião na PEL II. No último sábado (24), um ônibus foi incendiado também em protesto à situação dos internos. Os familiares reclamam da falta de informações referente ao detentos, além de demonstrarem indignação quanto a situação que os eles se encontram dentro da unidade.

Atualmente, os cerca de 950 detentos estão dispostos em três barracões, vestindo apenas cueca, com fornecimento de água, alimento e atendimento médico. As celas danificadas durante o motim estão sendo reparadas aos poucos, devido à falta de recursos. As reformas emergenciais são feitas com doações da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário