sexta-feira, 25 de outubro de 2013

25/10/2013

Alunos de Eletrotécnica do Campus do IFPR visitam Coamo em Campo Mourão

No dia 16 de outubro, os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica do IFPR - Campus Ivaiporã, acompanhados pela docente Adriane Pires Bomfim, realizaram uma visita técnica a Coamo - Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão, onde puderam acompanhar a parte elétrica, subestação e setor de manutenção industrial. Além disso, os alunos observaram, por exemplo, a tecnologia empregada, robô industrial e automação. “São conteúdos que os alunos aprendem no curso Técnico em Eletrotécnica, mas vendo como realmente funciona na prática é diferente. É isso que faz a diferença para eles”, explicou a professora. Na visita, os alunos viram também a parte de tratamento de grãos de soja.

O parque Industrial da Coamo é composto por duas indústrias de esmagamento de soja, cujas capacidades de produção somada é de 5 mil toneladas/dia; uma refinaria de óleo de soja com capacidade de 660 toneladas/dia; uma fábrica de gordura hidrogenada com capacidade de 100 toneladas/dia; uma indústria de margarina com capacidade para 180 toneladas/dia; duas fiações de algodão com capacidade para 30 toneladas de fio/dia; uma torrefação e moagem de café com capacidade para 15 toneladas/dia; e um moinho de trigo com capacidade para 200 toneladas/dia.

O complexo industrial transforma mais de 1,7 milhão de toneladas de produtos por ano, agregando valor à produção dos cooperados e criando empregos e divisas nas regiões em que atuam. E, deste parque industrial, saem os produtos Coamo que, junto com as commodities agrícolas, são comercializados nos mercados interno e externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário