segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reunião da Amuvi é promovido em Grandes Rios

Sérgio Souza destaca ações durante reunião da Amuvi
Sérgio Souza destaca ações durante reunião da Amuvi
Antônio Santiago e Carlos Gil iniciam reunião
Antônio Santiago e Carlos Gil iniciam reunião
Sem a presença do principal convidado – secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros –, a reunião da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), realizada em Grandes Rios, na sexta-feira, dia 25 de outubro, acabou ficando sem um assunto especifico a ser tratado pelos prefeitos. 

Ricardo Barros iria realizar uma palestra sobre industrialização e explicar o programa Paraná Competitivo. Mas, em função de uma convocação de última hora feita pelo governador Beto Richa, Barros teve que cancelar a participação na reunião dos prefeitos.

A reunião contou com a presença do senador Sérgio Souza, que aproveitou a presença dos prefeitos do Vale do Ivaí e fez uma prestação de contas do trabalho que vem realizando em Brasília, em prol do Paraná. Entre as ações, Souza citou o trabalho de apoio à cafeicultura paranaense, que, este ano, sofre com o impacto causado pela geada. O senador também convidou os prefeitos da região para participar de uma audiência pública, no dia 6 de novembro, em Brasília, onde irá tratar do traçado da ferrovia Norte-Sul, que fará a ligação entre o Maranhão e o Rio Grande do Sul, e deve passar pelo Paraná. 

“O traçado ideal cortaria o Vale do Ivaí, mas os primeiros estudos indicam que irá passar mais a Oeste e, por esse motivo, é importante a mobilização dos prefeitos para que possamos convencer o Governo Federal a passar a ferrovia pela região central”, disse Sérgio Souza.

Amuvi fará mobilização pró-UEM
O presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã Carlos Gil, solicitou aos prefeitos da região que assinassem o pedido de uma audiência com o governador Beto Richa, para tratar da questão do Campus Regional Vale do Ivaí da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de Ivaiporã.

Na quinta-feira, dia 24 de outubro, foi realizada uma audiência pública em Ivaiporã para tratar da questão do Campus da UEM e ficou definido que será marcada uma reunião com o governador, visando resolver a nomeação dos servidores para o Campus da UEM. Além disso, a finalidade é resolver o impasse em torno da construção da sede, uma vez que a empreiteira que venceu a licitação não deu início as obras. 

Carlos Gil convocou os prefeitos a participar da audiência com o objetivo de mostrar ao governador a importância do Campus de Ivaiporã no Vale do Ivaí. Na mesma data, Gil pretende agendar um encontro com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, para cobrar do Governo do Estado o repasse da diferença dos valores do transporte escolar que são gastos pelo município. A orientação é para que os municípios protocolem a diferença junto aos Núcleos Regionais de Educação e apresentem a solicitação na reunião com o secretário de Educação.

Iluminação pública
O prefeito Carlos Gil informou, durante a reunião da Amuvi, que a exceção de Apucarana, os demais municípios da região ganharam mais prazo para assumir a manutenção do sistema de iluminação pública. A Aneel prorrogou até 30 de dezembro de 2014, o prazo para que as prefeituras façam o serviço. Dessa forma, os municípios ganham mais tempo para buscar uma alternativa para resolver o problema.

O prefeito anfitrião da reunião, Antônio Santiago, disse que foi uma honra receber os prefeitos da região no município. Há mais de 12 anos, a Amuvi não realizava uma reunião em Grandes Rios. “Essa integração tem sido muito importante para que cada prefeito possa conhecer a realidade das outras cidades da região”, observou Antônio Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário