segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Em três anos, Richa oscila entre dois extremos

Em três anos, Richa oscila entre dois extremos

Governo se mantém entre o cenário da gestão dinâmica e o da preocupação com as contas públicas; aprovação do governador entre paranaenses é de 71%, aponta o Paraná Pesquisas

Há duas possibilidades para se analisar a gestão do governador Beto Richa (PSDB) em três anos de governo. Na primeira, é preciso observar os números da economia paranaense. Os dados revelam um dinamismo acima da média nacional. O Produto Interno Bruto (PIB) estadual vai crescer entre 4,7% e 4,9% neste ano, enquanto o PIB brasileiro crescerá 2,3%. O crescimento do emprego formal no Paraná foi de 5,1% até novembro, ante 3,9% em todo o Brasil. E o Estado foi o terceiro a gerar maisvagas de trabalho no País. Tudo isso levou Richa a ter aprovação de 71% dos paranaenses, segundo levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas e divulgado neste mês.
A matemática é outra quando se olha o caixa do Estado. O governo Richa estourou o limite de gastos com funcionalismo em cinco dos oito quadrimestres. No final deste ano, fornecedores sem pagamento deixaram de atender o Executivo estadual. Telefones chegaram a ser cortados e viaturas da polícia sem gasolina deixaram de circular.
Na prática, Richa oscilou entre os dois extremos. O ambiente para o setor produtivo melhorou. Por outro lado, o governo não conseguiu controlar de maneira efetiva as próprias contas. O governador culpa a diminuição de repasses federais e a não liberação de empréstimos e financiamentos pelas contas no vermelho.
O fim da novela dos empréstimos e a chegada dos recursos para o caixa do Estado no começo de 2014 deve trazer o alívio esperado por Richa. E será decisivo para definir em qual dos extremos o governador vai encerrar o mandato.
Aprovação
Com três anos a frente do governo estadual, Richa é aprovado por 71% dos paranaenses, segundo levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas. Ele se recuperou da queda sofrida em junho, quando a popularidade chegou a 64%.
A avaliação de Richa cai conforme o nível escolar dos eleitores. Entre os paranaenses com ensino fundamental, a aprovação é de 77%. Entre os que têm ensino superior, é aprovado por 58%. Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ricardo Oliveira, a economia paranaense explica a aprovação de Richa. “A aprovação dos governadores segue a lógica dogoverno federal. A economia do Paraná tem tido bons resultados e isso deixa outras questões em segundo plano.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário