sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Amazônia já está entrando em pane, afirma cientista

Seca no Sudeste pode estar ligada ao desmate e à degradação da floresta
Segundo biogeoquímico Antonio Nobre, solução para o problema é zerar o desmate e reflorestar amplas áreas do bioma
RAFAEL GARCIADE SÃO PAULOCom 20% da floresta desmatada outros 20% degradados, a floresta amazônica já começa a falhar em seu papel de regulação do clima da América do Sul, diz o biogeoquímico Antonio Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A pedido de ONGs ambientalistas coordenadas pela ARA (Articulação Regional Amazônica), Nobre publicou um relatório revisando 200 estudos sobre o cenário de pesquisa na área, e concluiu que a floresta já dá sinais de desgaste em seu papel de bombear umidade do oceano para o interior da América do Sul, entre outros problemas.
O papel de "bomba d'água biótica" que a floresta exerce, demonstrado por trabalhos anteriores do próprio Nobre, pode estar em risco.
A consequência disso, afirma o cientista, é que chuvas dentro do bioma e também num polígono ao sul do continente, a leste dos Andes, podem não chegar com a mesma regularidade.
Para reverter a situação, Nobre diz que a solução é não apenas parar o desmatamento mas também iniciar um amplo processo de reflorestamento, pois a seca que a região Sudeste vive hoje já pode ser resultado da destruição da Amazônia.
Nobre diz ter ficado "assombrado" com a quantidade de evidências recentes que encontrou para esse fenômeno em estudos de revisão publicados em revistas científicas indexadas. Mas preferiu publicar suas conclusões primeiro em um relatório em linguagem voltada ao público em geral.
"Falar disso para os cientistas é meio como pregar o pai-nosso para o vigário", disse Nobre ontem num evento em São Paulo, onde o trabalho foi lançado. A decisão de publicar um estudo em linguagem acessível também se deu por uma vontade de prestar contas de suas pesquisa à sociedade, diz o cientista.
"É uma decisão arriscada da minha parte, mas o peer review' [sistema de revisões independentes adotado por revistas científicas técnicas] dificulta muito esse tipo de analise integrativa", afirmou.
O relatório de Nobre, intitulado "O Futuro Climático da Amazônia", cita trabalhos mais atualizados do que aqueles apresentados no último relatório do IPCC (painel do clima da ONU), por exemplo, que não previa problemas tão graves na região.
SAVANIZAÇÃO
O painel foi mais reticente em afirmar, por exemplo, que a Amazônia pode se transformar em uma savana no futuro, impulsionada pelo aquecimento global, conclusão antes tida como mais segura.
"Como nenhum modelo climático atual incorpora os mecanismos e os efeitos previstos pela teoria da bomba biótica de umidade, principalmente nos potenciais efeitos das mudanças na circulação do vento, suas projeções podem ser incertas", escreve Nobre no relatório.
Para o cientista, outro fator também vinha sendo subestimado em alguns modelos matemáticos que tentam reproduzir a interação entre a floresta e o clima: a degradação florestal, os trechos de vegetação que já perderam boa parte de suas árvores e sua biodiversidade, mas que aparecem como floresta intacta em fotos de satélites.
Isso faz com que 40% da floresta esteja prejudicada em diferentes níveis, porcentagem similar à que alguns estudos previam como o ponto de virada no qual a floresta não mais conseguiria se sustentar sozinha, incapaz de garantir a própria umidade.
"A gente já está chegando nesse tipping point', e a capacidade de compensação do sistema não está mais aguentando", diz.
    Cida disputa eleição para conselho italiano

    A deputada federal e vice-governadora eleita, Cida Borghetti (Pros), já disputa outra eleição. Cida encabeça uma das chapas que concorre ao Com.It.Es (Conselho de Italianos no Exterior) para o Paraná e Santa Catarina. O Com.It.Es representa italianos que vivem no Brasil e descendentes com cidadania italiana junto ao Consulado e ao Governo Italiano.
    Cida, que já é conselheira do Com.It.Es há 10 anos, explica que entre as propostas do movimento "Passione Italia" estão auxiliar os descendentes na obtenção da cidadania, dar suporte a novos imigrantes e estimular bolsas de estudos, intercâmbios e estágios em Universidades e empresas italianas. O trabalho é voluntário e o mandato é de cinco anos.

    Os italianos ou descendentes com cidadania interessados em votar devem preencher um formulário, disponível no site do Consulado, até o dia 19 de novembro. As cédulas de votação serão encaminhadas às residências dos cadastrados. A votação vai até o dia 19 de dezembro.

    quinta-feira, 30 de outubro de 2014

    Mulher é detida por correr nua em parque no RS

    MULHER É DETIDA POR CORRER NUA EM PARQUE NO RS

    Uma mulher foi detida ao correr nua pelo Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (30). Segundo testemunhas, por volta de 11h, ela começou a se despir e deixou os tenis, a calça e a blusa embaixo de um dos bancos. Em seguida, tirou as vestes íntimas e prosseguiu a corrida, sendo detida pela Brigada

    Sobe para 13 número de mortos em acidente com ônibus de estudantes em Ibitinga-SP

    Subiu para 13 o número de mortos no acidente ente rum ônibus que transportava estudantes e uma carreta carregada de óleo vegetal na noite de segunda-feira (27) em Ibitinga, interior de São Paulo. Morreram nesta madrugada o estudante Leonardo Lucas dos Santos, de 17 anos,  e a fotógrafa Larissa Souza Botassini.

    O adolescente era filho da professora de matemática Margarete Aparecida, que também morreu no acidente. Já a fotógrafa trabalhava em um jornal de Borborema e acompanhava a excursão., que levou alunos e funcionários da escola até a cidade de São Paulo. Eles saíram de Borborema na madrugada do domingo (26), por volta de 0h30.

    Quase 24 horas depois, um dos três ônibus se chocou com uma carreta na altura do quilômetro 368 da Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), em Ibitinga. Onze pessoas morreram no dia do acidente e 24 ficaram feridas. A estudante Letícia da Silva Pinto permanece internada na UTI da Sanat Casa de Ibitinga, sem risco de morte.

    Leia também:
    Socorrista narra 'cena de guerra' em local de acidente
    Local de tragédia teve outros 2 acidentes com 5 mortes

    Quatro corpos foram sepultados em jazigos da família. Para os demais, a prefeitura de Borborema precisou cavar túmulos no cemitério, já bastante cheio. Apenas uma das vítimas, a professora Roseneide Aparecida Casetta Montera, não foi sepultada na cidade. Seu corpo foi velado em Itápolis.

    As aulas na Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto vão ser retomadas na próxima segunda-feira (3).

    Marinho reitera que ‘só Deus’ pode evitar enchentes

    O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), voltou a afirmar que “só Deus” pode acabar com os alagamentos na região central da cidade. O petista havia dado declaração pública semelhante em agosto e demonstrou irritação com o fato de a afirmação ter sido divulgada pelo Diário, jornal que, segundo ele, “pega em seu pé indevidamente”.
    “Só Deus pode, porque depende da dimensão da chuva. No volume de chuva que tem ocorrido nos últimos 50 anos em São Bernardo, nós vamos acabar com as enchentes no Centro”, justificou. Irônico, o prefeito salientou que a explicação dada ontem foi “só para que algum imbecil que não consegue entender o que a gente fala possa entender”.
    Mais tarde, em entrevista coletiva, o chefe do Executivo baixou o tom das críticas e citou outro entrevero com a imprensa. Ele diz ter sido abordado no sábado por um fotógrafo que lhe teria questionado que obra estava sendo feita no Paço Municipal, onde há canteiro para construção de piscinão. “Um fotógrafo que mora eventualmente na cidade ou na região, pressupõe-se que lê o jornal para o qual ele fotografa. Eu achei estranho. Só isso. É aquela história de que você perde o amigo, mas não perde a piada. Eu não perdi a piada.”
    Segundo o prefeito, a previsão é que as intervenções na região central sejam finalizadas até dezembro do ano que vem. “Em 2016, se Deus quiser, (a cidade) já estaria preparada para suportar as chuvas”, disse o chefe do Executivo.
    O piscinão citado terá capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água e será interligado com galerias construídas sob a Rua Jurubatuba e a Avenida Aldino Pinotti e custará R$ 300 milhões. Para todo o projeto, o investimento aproximado é de R$ 600 milhões. O planejamento também inclui canalização de córregos, construção de galerias subterrâneas e readequação de sistemas de drenagem.
    Após atraso, administração entrega extensão da Rua Kara
    Com atraso de quase um ano, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou ontem o prolongamento da Rua Kara, no bairro Jardim do Mar. O novo trecho tem cerca de 600 metros e liga as avenidas Senador Vergueiro e Aldino Pinotti. Quando a administração municipal concluir as obras de drenagem na região central, a via ajudará a desafogar o trânsito em volta do Paço Municipal.
    Na intersecção com a Avenida Aldino Pinotti, o caminho segue até a Avenida Pereira Barreto por meio de viário já existente. No ano que vem, será possível atravessar o corredor e chegar até a Rua Atibaia, no bairro Baeta Neves. Para que o cruzamento seja liberado, a Prefeitura depende que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) finalize o projeto de engenharia para poder executar a obra. Isso porque a rua terá interferência sobre o Corredor ABD de trólebus. O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, estima que o projeto deva ser apresentado em cerca de três meses, mesmo prazo considerado para as intervenções.
    Inicialmente, a extensão da Rua Kara servirá apenas como alternativa à Rua José Versolato, localizada ao lado do Shopping Metrópole e que deverá ser interditada na segunda-feira para obras do Projeto Drenar. A previsão é que o bloqueio dure quatro meses. Após a liberação, será iniciada outra obra: a de prolongamento da Aldino Pinotti até o Paço.
    “Quando a gente reabrir a José Versolato, vai diminuir bastante o trânsito que chega até o Centro. Muita gente que vai até lá para fazer a volta e vir para cá (Jardim do Mar), principalmente para a Avenida Kennedy, poderá usar a via”, diz Silveira Campos. Com a normalização do fluxo, a Prefeitura transformará em mão única o trecho da Rua Kara entre a Senador Vergueiro e a Rua Soldado Valcir Bertolazi.
    Para evitar acidentes, foi instalado semáforo na intersecção da Kara com a Aldino Pinotti. A via tem limite de velocidade definido em 40 km/h. Inicialmente, não está prevista instalação de radares. O secretário admite, entretanto, que poderá implantar fiscalização eletrônica caso haja excessos.
    Sobre o atraso, Silveira Campos informa que o cronograma foi alterado em razão das obras do Projeto Drenar. A extensão da via custou ao município R$ 1,6 milhão e a construção foi feita pela empreiteira Heleno & Fonseca.

    terça-feira, 28 de outubro de 2014

    Atenção >: Londrina deve ter evento para pedir impeachment de Dilma
    Atenção >: Londrina deve ter evento para pedir impeachment de Dilma
    Clique para ampliar
    Um ato está sendo organizado no Facebook  para pedir o impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). 

    A mobilização está marcada para o próximo sábado (1º), na avenida Higienópolis, em Londrina. 

    O evento tinha a confirmação de 2,6 mil usuários da rede social na manhã desta segunda-feira (27). 

    Denúncias de corrupção na Petrobras dominam as justificativas para o ato. 

    Mobilizações semelhantes estão sendo organizadas em outras cidades do país. 

    Dilma teve apenas 22,37% dos votos válidos em Londrina. 

    A presidente foi reeleita com uma votação apertada. 
     GRANDE DIA PARA NOSSA FAMÍLIA, NOSSO MAIOR TESOURO FAZ 20 ANOS DE VIDA, NOSSA ALEGRIA É SABER QUE ELA NESTE DIA ESTA NO CAMINHO CERTO, PARABÉNS FILHA QUERIDA E QUE NESTE DIA SEJA MUITO FELIZ SEU PAI E SUA MÃE TE AMA E SEMPRE ESTARÁ AO SEU LADO PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDA FILHA EVELYN SOARES DE SOUZA.

    segunda-feira, 27 de outubro de 2014

    Com show de Michel Bastos e recorde de Ceni, São Paulo vence Goiás e reassume vice-liderança

    ESPN

    A esperança do São Paulo em conquistar o título do Campeonato Brasileiro ganhou um pequeno fôlego na noite desta segunda-feira. No Morumbi, a equipe paulista venceu o Goiás com autoridade, por 3 a 0, em jogo válido pela 31ª rodada e se aproximou um pouco mais do líder Cruzeiro. Edson Silva, Luis Fabiano e Alan Kardec marcaram.
    Os comandados de Muricy Ramalho chegaram a 56 pontos na tabela de classificação, a cinco da equipe mineira, que empatou com o Figueirense no último sábado. Restam ainda sete rodadas para o fim da Série A. Derrotado, o Goiás segue empacado no meio da tabela: é o nono colocado, com 41 pontos.
    Dentro de campo, quatro atletas se destacaram por motivos diferentes. O primeiro deles foi Michel Bastos. Última contratação de peso da equipe para a temporada, o meia - um dos possíveis substitutos de Kaká para 2015 - teve ótima atuação. Os três gols saíram de seus pés. O primeiro, de Edson Silva, logo aos três minutos, após uma cobrança de falta. No segundo, o camisa 7 interceptou um passe no campo de ataque e serviu para Luis Fabiano balançar as redes - o camisa 9 chegou a 100 gols no Brasileiro, sendo 97 pelo time da capital e três pela Ponte Preta.
    Na segunda etapa, Bastos completou seu hat-trick de assistências. Aos 13 minutos, ele cobrou escanteio para Alan Kardec ganhar da defesa pelo alto e cabecear firme para fechar o placar. O camisa 14, aliás, encerrou um jejum de 11 jogos sem balançar as redes.
    O terceiro atleta a se destacar foi Rogério Ceni. Além de fazer uma boa defesa no começo da segunda etapa, quando o Goiás mais pressionou o time mandante, o capitão são-paulino bateu mais um recorde. De acordo com números do Guinness Book, ele ultrapassou o ex-meia galês Ryan Giggs como atleta com mais vitórias por um único clube - o triunfo sobre os adversários goianos foi o 590º de sua carreira no São Paulo. A conta só considera jogos oficiais. No geral, o goleiro tem 1.174 partidas com a camisa tricolor (614 vitórias, 264 empates e 296 derrotas).
    Ceni já detém três recordes mundiais pelo Guinness, em números de novembro do ano passado: jogador que mais vezes atuou pelo mesmo time (1.117), jogador que mais vezes foi capitão de seu time (866) e goleiro com maior número de gols (113).
    O São Paulo agora terá dois jogos fora de casa na sequência da competição. No próximo domingo (2/11), enfrentará o Criciúma no Heriberto Hulse. Sete dias depois, encara o Vitória no Barradão. O Goiás fará duas partidas em casa: primeiro recebe o Fluminense e depois encara o Bahia. 

    FICHA TÉCNICA:
    SÃO PAULO 3 X 0 GOIÁS
    Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
    Data: 27 de outubro de 2014, segunda-feira
    Horário: 20h30 (de Brasília)
    Árbitro: Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina (SC)
    Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkendrock, ambos de Santa Catarina (SC)
    Cartões amarelos: Antônio Carlos (São Paulo), Amaral (Goiás) Erik (Goiás)
    Gols: Edson Silva (São Paulo), aos 3 minutos do PT, Luis Fabiano (São Paulo), aos 6 minutos do PT, Alan Kardec (São Paulo), aos 13 minutos do ST.
    SÃO PAULO: Rogério Ceni, Hudson, Antônio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza (Maicon), Ganso e Michel Bastos (Ademilson); Alan Kardec (Osvaldo) e Luis Fabiano.
    Técnico: Muricy Ramalho
    GOIÁS: Renan; Felipe Macedo (Moisés), Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David (Tiago Real), Thiago Mendes, Esquerdinha e Ramon (Bruno Mineiro); Erik.
    Técnico: Ricardo Drubscky

    sexta-feira, 24 de outubro de 2014

    SE nega pedido de Dilma para retirar reportagem

    Agência Brasil
    O pedido para retirada da reportagem publicada na página do Facebook da revista Veja feito pela coligação de apoio a candidata Dilma Rousseff (PT) foi negado nesta sexta-feira (24).© Foto: Silvia Izquierdo/AP O pedido para retirada da reportagem publicada na página do Facebook da revista Veja feito pela coligação de apoio a candidata Dilma Rousseff (PT) foi negado nesta…O pedido para retirada da reportagem publicada ontem (23) na página do Facebook da revista Veja feito pela coligação de apoio a candidata Dilma Rousseff (PT) foi negado nesta sexta-feira (24).
    A matéria apresenta o seguinte título: "Tudo o que você queria saber sobre o escândalo da Petrobrás: Dilma e Lula sabiam”. A reportagem acrescenta que o doleiro Alberto Youssef disse que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras.
    Na representação, a coligação de Dilma acusa Veja de ter antecipado sua edição para sexta-feira para "tentar afetar a lisura do pleito eleitoral". A representação diz ainda: "a matéria absurda de capa [...] imputa crime de responsabilidade à candidata Representante (...) e a mensagem ofensiva da capa da revista tem por objetivo bem delineado: agredir a imagem da candidata Representante" .
    Para negar o pedido o ministro Admar Gonzaga alegou que o artigo da lei eleitoral citado na representação (art. 57-D, § 3º, da Lei das Eleições) para pedir a retirada do ar não está em vigor nas eleições deste ano. Com isso, a representação foi arquivada, sem julgamento sobre o conteúdo.
    "O dispositivo invocado para a suspensão da veiculação (§ 3º do art. 57-D da Lei nº 9.504/1997), consoante entendimento deste Tribunal Superior (Consulta nº 1000-75), não tem eficácia para o pleito de 2014, razão pela qual indefiro liminarmente a petição inicial e extingo o processo sem resolução do mérito, nos termos do art. 267, I, do Código de Processo Civil.", diz o despacho do ministro.