quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Produção de Leite na Região do Vale do Ivaí - Paraná



Com uma análise dos últimos anos, observa-se um grande crescimento da produção de leite no estado do Paraná, pois este se caracteriza um estado de tradição na produção agropecuária, desta forma havendo interesse dos produtores de pequeno porte por essa atividade.
A produção de leite é uma tarefa que exige dedicação muito rígida, pois o cuidado diário com o rebanho é um fator fundamental para um bom manejo da produção. Mas não é bem desta forma que estamos acostumados a observar, pois há pouca força de trabalho no campo e escassez de técnicos qualificados para acompanhar o produtor.

Autoras: Aliny Spiti, Claudineia Riguetto e Gabriela Santos.

Em nossa região observa-se uma grande quantidade de produtores que têm pequenos rebanhos leiteiros. Por falta muitas vezes de conhecimentos e técnicas apropriadas, eles não conseguem ter um crescimento na sua produção. Observamos também alguns lugares onde filhos de produtores não querem continuar com o trabalho de seus pais, desta forma havendo um abandono desta pratica tão significativa para nossa região e estado.
Algumas técnicas são fundamentais para produção de leite como:
Manejo sanitário: Feito por meio de exames clínicos e vacinações, o manejo sanitário é para o controle de doenças como a febre aftosa, tuberculose, brucelose, raiva bovina, mastite e doenças de parasitas, como: Carrapatos, mosca-de-chifre e berne, que são os mais apresentado pelo rebanho leiteiro paranaense.

Manejo do rebanho: Envolve algumas práticas básicas como: Reprodução, inseminação artificial, registro de coberturas, prenhes, data de partos, período de lactação, nascimento dos bezerros etc.
Manejo de pastagens: A repartição de piquetes e o uso de manejo rotacionado proporciona um melhoramento na produção do leite, fazendo com que se mantenha sempre uma alta qualidade da pastagem e no fornecimento de nutrientes dos animais.
Praticas de higienização: A rotina da ordenha é algo básico na produção de leite. A higienização dos equipamentos e tetos evita muitas doenças que são transmitidas de um animal para o outro.
A não utilização dessas técnicas ocasiona deficiências na produção de leite em nossa região e estado. Porém os produtores estão buscando cada vez mais melhorar a genética de seu rebanho por meio de manejos adequados e outras práticas essências. Para que tudo isso ocorra temos que nos empenhar para que o produtor tenha acesso às informações, para que desta forma possa haver um crescimento significativo na produção de leite em nossa região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário