terça-feira, 19 de maio de 2015

Reduzir os gastos mensais com a conta de energia elétrica é uma meta importante para muitas famílias brasileiras. Mesmo sem alterações nos hábitos de consumo, o valor tem comprometido o orçamento e virou uma preocupação constante em várias casas.

Para Alysson Diógenes, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Uninter, redobrar a atenção com alguns vilões do consumo pode ajudar. A orientação do especialista é começar identificando os itens responsáveis pelo maior consumo. "O forno elétrico consome uma quantidade considerável de energia e nesse momento, seu uso deve ser evitado ao máximo", destaca.

Marcos Santos/USP Imagens
Marcos Santos/USP Imagens


O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Uninter explica que o consumo do chuveiro elétrico é um problema, principalmente nas cidades com baixas temperaturas, já que com a chave na posição 'inverno' o consumo de energia é 30% maior. E como ninguém abre mão do banho quente, o ideal é reduzir a duração do banho.

Vilões do consumo

Para identificar quais são os responsáveis pelo maior consumo é possível acessar o site da Copel e inserir seus eletrodomésticos, bem como o tempo de uso por dia. "Na dúvida, indique um tempo maior, assim, se você usar menos que isso, estará economizando" reforça Diógenes.

Aqueles que não tem acesso à internet ou preferem fazer o controle sem o apoio da tecnologia, podem fazer uma tabela. Para identificar a potência de cada equipamento, basta ver a etiqueta e o total é o resultado da potência, multiplicada pelo tempo de uso por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário