sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aulas de direção só serão liberadas depois de exames médico e psicológico

Agência Estadual
normal_prova_eletronicaexame_teorico_01Candidatos à primeira habilitação para condução de veículos, a partir de novembro, só poderão se inscrever para as aulas teóricas e práticas de direção depois de aprovados nos exames médico e psicológico. A medida, anunciada nesta quinta-feira (31) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do Governo do Estado, deve gerar economia aos alunos, melhor aproveitamento das aulas e dar agilidade aos Centros de Formação de Condutores para marcar os testes.
Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a expectativa é melhorar o desempenho dos candidatos. “O aluno deve se concentrar em obter um bom resultado na etapa em que se encontra. No exame de aptidão física e mental, por exemplo, é importante buscar orientação sobre como serão os testes, saber o que é cobrado na fase coletiva e na individual do exame psicológico. Este preparo é fundamental para evitar nervosismo e ansiedade, que podem prejudicá-lo”, explica.
A mudança vale apenas para processos abertos a partir desta sexta-feira (1.º) e não altera os que já estão em andamento. As taxas pagas para a primeira habilitação serão uma para os exames médico e psicológico e outra para os demais testes e serviços. “Se o aluno reprovar nos exames de saúde, ou desistir do processo nesta etapa, não vai perder tempo e dinheiro”, completa Traad.
AGILIDADE – Outra inovação anunciada pelo Detran é a apropriação automática do processo de habilitação. Antes, as taxas eram pagas, o aviso de pagamento era enviado ao Detran para processo e só então era liberado o agendamento dos serviços. Agora, a taxa será paga e identificada por sistema automático da rede bancária. Em cerca de 15 minutos, o agendamento é liberado.
A alteração foi sugestão do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná, que integra um dos grupos temáticos para discussão e implantação de melhorias nos serviços do Departamento. “É uma conquista em benefício do cidadão paranaense, porque os exames serão agendados muito mais rapidamente”, destaca o presidente do Sindicato, Justino Rodrigues da Fonseca.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário