sábado, 9 de novembro de 2013

Foz – Instituto de Trânsito faz blitz para cobrar multas de estrangeiros


fozCom uma dívida em torno de R$ 10 milhões de infrações de trânsito cometidas por motoristas estrangeiros que trafegam pelas ruas de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o Instituto de Trânsportes e Trânsito (Foztrans) da cidade decidiu cobrar o débito. A estratégia usada foi realizar blitzes em avenidas que ficam na saída do Brasil para os países do Paraguai e da Argentina.
Somente na quinta-feira (17), de acordo com o Foztrans, 81 motoristas foram parados e a metade tinha multas pendentes. O boleto com o valor é emitido na hora para o motorista pagar. “Damos três dias úteis para ele ir ao banco pagar. (…) Se em uma próxima blitz ele for pego, já teve ciência e não pagou, ele perde os 20% que é dado na primeria impreesão e o veículo é retido”, explicou o superintendente do Foztrans Paulo Tremarin.
foz2As multas poderiam ser cobradas nas alfândegas no retorno aos países de origem. No entanto, não existe um sistema que realize esse tipo de cobrança.
De acordo com o Foztrans, entre as infrações mais cometidas estão estacionamento em local proibido, avanço de sinal vermelho,  velocidae acima do limite e o não pagamento do estacionamento rotativo. Além disso, ao receberem a notificação, alguns estrangeiros desrespeitam. “Eles rasgam a multa na frente da moça. Então, a gente tem esse desrespeito também”, afirmou o superintendente.
O Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu afirma que as blitzes serão constantes e em lugares alternados. O objetivo é tratar todos os motoristas infratores da mesma forma, sendo estrangeiros ou brasileiros. O dinheiro arrecadado é aplicado em todo tipo de sinalização e campanhas de conscientização na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário